Aston Martin transfere tecnologia do Valhalla para o DBX S

O SUV mais potente de sempre da Aston Martin é o novo DBX S com os seus 727 cv, graças a tecnologia transferida do Valhalla. A melhoria nas prestações também beneficiou da redução de peso. A imagem exterior apresenta apontamentos específicos e o interior oferece o ambiente luxuoso típico dos modelos da marca.

A Aston Martin reforçou a oferta do seu SUV DBX com a introdução de uma nova versão, denominada S, que viu as prestações melhoradas, graças à adoção de tecnologia do futuro superdesportivo Valhalla. A potência máxima aumentou 20 para os 727 cv, o que se deve à utilização de rotores com maior diâmetro nos turbocompressores e a outras melhorias internas.

O aumento da potência permite ao DBX S acelerar dos 0 aos 100 km/h para os 3,3 segundos, enquanto para atingir os 200 km/h são necessários menos 0,3 segundos do que anteriormente. A velocidade máxima mantém-se inalterada nos…310 km/h.

À semelhança do DBX707, o DBX S distribui a sua potência entre as rodas dianteiras e traseiras numa proporção variável - incluindo a capacidade de enviar 50 por cento do seu binário para a frente, e até 100 por cento do seu binário apenas para as rodas traseiras - através de uma transmissão de nove velocidades com embraiagem em banho de óleo.

Aquela solução veio eliminar a necessidade de um conversor de binário convencional, proporcionando um desempenho extremo nos arranques.

Contudo, a caixa de velocidades do DBX S foi sujeita a mais modificações, para proporcionar uma experiência de condução ainda mais memorável. Os pontos de troca de mudança foram ajustados para refletir a alargada gama de regimes do modelo, ao passo que as reduções, nos modos Sport e Sport +, quando o veículo está a operar no modo automático, são ainda mais agressivas. 

O sistema de escape, por sua vez, foi modificado que confere ainda mais carácter à sonoridade natural do estrondoso V8, e explora ao máximo a oportunidade criada pelas melhorias recebidas pelo motor sobrealimentado.

Menos peso

O aumento de potência foi acompanhado por medidas de diminuição de peso, incluindo, por exemplo, o novo, e opcional, tejadilho em fibra de carbono, apresentado num padrão de entrançado único, que, com praticamente três metros quadrados, é, de longe, o maior elemento em carbono alguma vez instalado num Aston Martin.

A especificação de tejadilho em carbono implica a remoção das barras de tejadilho, e essa combinação não só reduz a massa em 18 kg, como o faz a partir do ponto mais elevado do automóvel, baixando o seu centro de gravidade, e, por conseguinte, melhorando ainda mais tanto a estabilidade, como a agilidade.

Igualmente opcionais, pela primeira vez num SUV, são as jantes em magnésio, um material que não só é robusto como é 75% mais leve do que o aço, 50% do que o titânio e  30% do que o alumínio. A escolha das jantes de 23” permite baixar mais de 19 quilos a massa não suspensa, com reflexos ao nível da qualidade de condução, e da precisão e da resposta da direção, bem como uma reação mais rápida do automóvel às instruções do volante. Também é possível encomendar o DBX S com as jantes em alumínio forjado de 23” propostas de série.

As jantes de magnésio implicam também a eliminação das barras de tejadilho, garantindo uma superior redução do peso. Além disso, os clientes também podem optar por uma grelha tipo favo de abelha em policarbonato, concebida de forma intrincada com mais de 25 000 facetas individuais, que ajuda a deslocar a distribuição do peso para trás, contribuindo tanto para a eficácia do comportamento, como para as capacidades de tração do veículo.

Presença marcante

No que respeita à imagem exterior, o DBX S é facilmente reconhecível pela grelha Vaned em puro preto, que confere a esta edição uma imediata presença na estrada, enquanto a grelha em policarbonato leve, com desenho em favos de abelha, inspirada na do DBS 770 Ultimate, está também disponível como opção. Um splitter e um difusor novos reforçam ainda mais a presença naturalmente assertiva do automóvel, juntamente com o design distinto das suas envolventes luzes de circulação diurna.

As alterações mais expressivas podem ser encontradas na traseira, dominada pelas quatro ponteiras de escape, agora dispostas verticalmente, e disponíveis tanto com acabamento brilhante como mate, dando voz total à gloriosa sonoridade do V8 quando explorado ao máximo.

O para-choques e o difusor traseiros foram completamente redesenhados, e, juntamente com as saias laterais e a asa, podem ser solicitados em carbono, para reduzir a massa total do veículo em mais 7 kg.

O DBX S também exibe um novo design da decoração inferior, disponível em 3 cores: Rosso Corsa Red, Trophy Silver and Podium Green. A pintura desportiva destaca o splitter dianteiro, o difusor e as soleiras laterais, prolongando-se até à traseira, para enquadrar as novas ponteiras de escape quádruplas sobrepostas.

Interior luxuoso

O habitáculo está subordinado a um tema ‘S’ personalizado, destacando-se o design com padrão em espinha, proposto de série, dos bancos, o qual também pode estender-se ao forro do tejadilho caso o cliente opte pelo opcional tejadilho em carbono.

As linhas do padrão em espinha tornam-se cada vez mais largas à medida que sobem nos bancos, criando uma inconfundível impressão de velocidade, adequada para o SUV de maior performance da gama da marca.

A dotação de série compreende acabamentos em Alcantara desportiva leve, a qual pode ser encontrada nos bancos, no forro do tejadilho, na consola central, nos painéis de instrumentos inferiores, e no acabamento superior.

Nas áreas de elevado desgaste, como os apoios dos bancos, a Alcantara combina-se na com pele semi-anilina. Para os que preferem uma ainda maior sensação de luxo, o DBX S pode ser totalmente revestido em pele semi-anilina. Os cintos de segurança vermelhos também podem ser escolhidos, para conferir uma identificação ‘S’ adicional ao interior do automóvel.

O DBX S está já disponível para encomenda, mas os preços não foram divulgados. As primeiras entregas estão previstas para o quarto trimestre de 2025.