Ar condicionado Header

Publicidade

Ar condicionado. Conheça a importância do filtro de habitáculo e como mantê-lo

Texto: David Espanca
Data: 25 de Agosto, 2023

Num veículo automóvel, a manutenção regular do ar condicionado é fundamental, mesmo que se tratem de modelos elétricos. Conheça a importância do filtro de habitáculo, enquanto elemento imprescindível, também nestas épocas de calor por que passamos, na manutenção do conforto e do bem-estar.

O ar condicionado é fundamental para manter uma temperatura agradável dentro da viatura, seja no verão ou no inverno.

Contudo, os sistemas de ar condicionado necessitam de líquido de refrigeração suficiente e de uma manutenção regular.

O ar condicionado é um componente fundamental na manutenção do conforto e bem-estar... seja de verão ou de inverno
O ar condicionado é um componente fundamental na manutenção do conforto e bem-estar… seja de verão ou de inverno

No caso do refrigerante não ser suficiente ou o filtro do habitáculo estar obstruído, isso pode reduzir o rendimento no arrefecimento e com isso aparecerem odores desagradáveis no interior do veículo.

Grande parte dos fabricantes de veículos recomendam a sua revisão e manutenção uma vez por ano, preferencialmente na altura da primavera.

LEIA TAMBÉM
Não cometa estes erros ao utilizar o ar condicionado…

A intervenção pode ser feita numa oficina, onde os mecânicos começam por fazer uma prova de impermeabilização, para depois drenarem o sistema e só então é que o reabastecem com a quantidade indicada de líquido refrigerante.

Hoje em dia, os dispositivos conseguem recuperar e reutilizar até 99% do refrigerante. Isto significa que a utilização do ar condicionado é ecológica e amiga do ambiente.

Filtro de habitáculo é fundamental

O filtro do habitáculo é, pois, uma parte fundamental nos sistemas de ar condicionado, protegendo-o, melhorando a visibilidade e reduzindo a quantidade de depósitos. Os especialistas recomendam mesmo que ele seja substituído uma vez ao ano ou a cada 15 mil quilómetros.

O filtro de habitáculo deve ser regularmente substituído
O filtro de habitáculo deve ser regularmente substituído

Tendo em conta que os filtros do habitáculo retêm o pólen e o pó fino que andam no ar, a recomendação é que a substituição seja realizada na altura da primavera.

Além dos filtros standard, também existe a possibilidade de optar por uma solução de carvão ativado, que retêm também os gases nocivos e com mau cheiro, reduzindo a concentração de poluentes dentro do habitáculo.

E nos veículos elétricos?

No caso dos veículos híbridos e elétricos, os sistemas de ar condicionado são particularmente importantes.

Além de garantirem uma confortável temperatura ambiente dentro do habitáculo, também desempenham um papel importante na gestão térmica, nomeadamente, refrescando as baterias e mantendo-as à sua temperatura ideal de funcionamento.

O ar condicionado desempenha um papel importante também no refrescar das baterias dos veículos elétricos
O ar condicionado desempenha um papel importante também no refrescar das baterias dos veículos elétricos

Durante o processo de recarga, e especialmente no caso de carregamentos rápidos, o sistema de ar condicionado refresca as baterias, que não fosse assim aqueceriam.

Desta forma, os sistemas de ar condicionado não só contribuem para aumentar a vida útil das baterias, como também possibilitam processos de carregamento eficientes.