Mobieco

Publicidade

Aptera. EV 3 movido a energia solar com entregas adiadas

Texto: Redação
Data: 14 de Fevereiro, 2022

Apresentado no final de 2020, o Aptera EV 3 acaba de ver a data de entrega das primeiras unidades novamente adiada. O fabricante da Califórnia já se pronunciou, entretanto, sobre o assunto, mas os clientes ainda não foram contactados.

Desvendado em Dezembro de 2020, o inovador SEV (veículo eléctrico solar) de três rodas da Aptera tinha produção agendada para 2022.

No entanto, alguns clientes com encomendas já confirmadas começaram a aperceber-se de que as datas haviam sido adiadas “para entre 2023 e 2024”, situação para a qual não haviam sido alertados directamente pela empresa.

O Aptera EV 3 versão Sol
O Aptera EV 3 versão Sol

Segundo a Carscoops, após uma pesquisa em grupos do Reddit e do Facebook, fica claro que a maior parte dos clientes com encomendas efectuadas está a passar pela mesma situação. Não foi encontrado, até ver, nenhum cliente, com uma encomenda para 2022, cujo prazo vá ser cumprido.

LEIA TAMBÉM
Carro Solar com 725km de autonomia revelado

A Aptera, marca de veículos eléctricos de carregamento solar, tentou entretanto clarificar a sua posição, garantindo que “o nosso objectivo não mudou e não existiu nenhum atraso na produção dos nossos carros eléctricos solares.

A empresa afirma ainda que a data prevista de 2023-2024 “depende da configuração específica, data da encomenda e localização”, mantendo, por isso, o objectivo de “entregar o máximo de carros a clientes dos Estados Unidos em 2023”.

O habitáculo do Aptera EV 3 Sol
O habitáculo do Aptera EV 3 Sol

Assim que aumentar a produção, para 40 unidades por dia, a empresa pretende começar as entregas, a nível internacional, em 2024.

Ao que parece, estão incluídos no grupo de clientes com entregas adiadas, algumas das primeiras 100 encomendas. Sendo que existe, mesmo, um cliente que afirma ter a 15ª encomenda para um Aptera 3 EV.

Design arrojado, eficiência máxima

Criado pela Aptera, empresa baseada na Califórnia, o EV 3 é um dos carros de produção mais radicais do momento. Com 3 rodas e um design que lhe permite um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.13, o modelo tem baterias de 100 kWh (o dobro de um Peugeot e-208, por exemplo) e uma autonomia anunciada de 1600 km.

O Aptera EV 3 versão Noir
O Aptera EV 3 versão Noir

O EV3, modelo para o qual já foram confirmadas versões com baterias de 25 kWh, 40 kWh e 60 kWh, é totalmente coberto por painéis solares, os quais podem acrescentar 64 km de autonomia num dia solarengo.

Vão existir versões de tracção à frente e de tracção às 3 rodas, a última das quais capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5s.

O Aptera EV 3 Noir em circulação à noite
O Aptera EV 3 Noir já em circulação, durante a noite, mas com a entrega aos primeiros clientes novamente adiada