Apple e BYD. A parceria secreta que não se materializou

Antes de desistir do seu projeto automóvel de quase dez anos, a Apple teve uma parceria com a BYD, ao abrigo da qual considerou a utilização de baterias chinesas no seu carro.

No início do ano, a Apple anunciou o abandono do seu projeto de desenvolvimento de um automóvel elétrico autónomo, após investir cerca de 10 mil milhões de dólares, ao longo de uma década.

Contudo, sabe-se agora que a marca da maçã trabalhou de perto com a BYD no desenvolvimento de baterias de longo alcance, as quais contava utilizar.

A parceria entre os dois teve início em 2017, segundo avança o CarScoops, com o objetivo de construir uma bateria de fosfato de ferro e lítio, em que os engenheiros da Apple aplicariam os seus conhecimentos de gestão de calor e armazenamento de energia,

Já a BYD, forneceria o know-how no domínio das células de fosfato de ferro-lítio, assim como no seu fabrico.

Células chinesas, bateria americana

A agência noticiosa Bloomberg avança que os engenheiros da BYD apresentaram aos executivos da Apple uma primeira versão da bateria Blade, que atualmente utiliza nos seus carros.

O gigante tecnológico quis, no entanto, utilizar as células chinesas nas suas baterias de fabrico próprio, com o intuito de personalizar e melhorar a autonomia oferecida pelas mesmas.

Até ao momento, nem a Apple, nem a BYD, fizeram qualquer comentário público quanto à possível parceria no desenvolvimento de tecnologia de baterias, com a empresa chinesa a insistir que a tecnologia das baterias Blade é da sua exclusiva autoria: “A BYD detém todos os direitos de propriedade e de patente da bateria Blade”, afirma o fabricante.

A Apple abandonou a parceria com a BYD e, eventualmente, terá explorado outras opções.

Em 2021, surgiram rumores de que a tecnológica americana estabelecera conversações com a Hyundai, com o objetivo de avançar para uma colaboração semelhante. Contudo, a hipótese teve o mesmo desfecho.