Alfa Romeo Junior Ibrida Speciale. Quem sai aos seus...

Combinando a imagem desportiva típica da Alfa Romeo com dimensões compactas, ambiente agradável e preço competitivo, o Junior tornou-se rapidamente num sucesso de vendas na marca, ao mesmo tempo que deixou em dificuldades o seu “irmão” do segmento acima, Tonale. A versão Ibrida Speciale é uma das propostas da gama.

Combinando a imagem desportiva típica da Alfa Romeo com dimensões compactas, ambiente agradável e preço competitivo, o Junior tornou-se rapidamente num sucesso de vendas na marca, ao mesmo tempo que deixou em dificuldades o seu “irmão” do segmento acima, Tonale. A versão Ibrida Speciale é uma das propostas da gama.

Após oito anos de ausência no segmento B, a Alfa Romeo regressou em força com o Junior, SUV compacto que promete ser um modelos mais vendidos da marca italiana, graças a uma estética distintiva e chamativa, que se mantém fiel ao ADN da casa de Arese e a um preço bastante competitivo, a partir de 29 mil euros no mercado nacional para a versão híbrida suave com tecnologia de 48V, denominada Ibrida.

Uma das grandes vítimas do sucesso do Alfa Romeo Junior foi o seu “irmão” de segmento C, o Tonale, cujas vendas caíram a pique no primeiro trimestre deste ano para apenas 5000 unidades contra as 9100 unidades do Junior. Este SUV-B já é responsável por metade das das matrículas da Alfa Romeo em Itália, 68% em França, 59% na Alemanha e 64% em Espanha.

A quebra das vendas do Tonale já está a causar alarme na Alfa Romeo e os seus responsáveis já admitiram avançar com uma segunda atualização em 2025, que se segue a uma outra ocorrida no início deste ano.

Fiel ao ADN

Com comprimento de 4,17 metros, largura de 1,78 metros e altura de 1,54 metros, o Junior apresenta proporções equilibradas, definidas por caraterísticas estilísticas relacionadas com a tradição, como os vãos reduzidos, as cavas das rodas musculadas.

Os símbolos tradicionais da marca continuam presentes como a grelha tipicamente Alfa, inserida num conjunto estilizado que se prolonga pela parte lateral até ao pilar C, acabando numa traseira cortada e com elementos marcantes como a faixa luminosa a toda a largura da tampa da bagageira, cuja capacidade de 415 litros se situa acima de alguns concorrentes diretos.

A unidade ensaiada corresponde à versão “Speciale”, com um nível de equipamento mais completo e um visual mais desportivo, que se distingue pela nova interpretação do emblema “Legend”, a dupla saída de escape, os acabamentos desportivos com apontamentos em vermelho Brera e as jantes de liga leve de 18” “Fori”.

As capas em preto dos espelhos, os puxadores de portas na cor da carroçaria, os vidros escurecidos e as pinças dos travões em cinzento, os faróis dianteiros Full LED são alguns elementos presentes no Junior Ibrida Speciale.

Interior alfista

O habitáculo do Junior oferece o ambiente típico de um Alfa Romeo, destacando-se a consola orientada para o condutor, a forma de dupla pala do quadro de instrumentos digital e o desenho das saídas de ar.

Outros elementos como o comando da transmissão ou dos modos de condução são conhecidos de outros modelos da Stellantis como o Peugeot 2008, Jeep Avenger ou Fiat 600 com os quais o Junior partilha a plataforma.

A versão Speciale possui elementos exclusivos como o volante em pele, os bancos desportivos Sabelt com um encosto envolvente que combina elevada resistência mecânica, boa ergonomia e leveza estrutural.

A posição de condução é relativamente baixa, mas isso não tem qualquer impacto ao nível da boa visibilidade para a frente e para os lados. Isso, porém, já não acontece para trás devido a linha ascendente do teto e aos pilares grossos. Esse constrangimento é ultrapassado graças aos sensores traseiros e à câmara 180º com linhas dinâmicas, que são de série no nível de equipamento Speciale.

Apesar do cuidado com os detalhes, o interior tem bastantes plásticos rijos nos locais onde mais de toca, como, por exemplo, no topo das portas, penalizando o Junior face a concorrentes como o Peugeot 2008. Por outro lado, o SUV-B da Alfa Romeo oferece botões físicos e giratórios para o comando da climatização. Em muitos modelos deste segmento, o condutor tem de ajustar a temperatura e ventilação recorrendo ao ecrã de informação e comunicação, o que é menos prático.

O painel de bordo possui dois ecrãs de 10”, um TFT para o quadro de instrumentos Cannocchiale, e outro para o sistema de informação e comunicação, que inclui navegação, rádio, compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto. O ecrã tátil está orientado para o condutor e os seus gráficos possuem uma boa nitidez, mas o software não é particularmente rápido a responder aos comandos do condutor.

Habitabilidade traseira podia ser melhor

O espaço nos lugares dianteiros é mais do que suficiente para pessoas de estatura mais elevada. O Junior Speciale oferece algumas mordomias bancos Spiga aquecidos, apoio de braço com compartimento para objetos, ar condicionado automático bi-zona, sistema de som com seis colunas.

Como a habitabilidade dianteira é generosa e a distância entre-eixos é de apenas 2,56 metros, os ocupantes dos lugares traseiros já não beneficiam de tanto espaço para as pernas e para a cabeça. O próprio design daquela zona pode mesmo transmitir uma sensação de claustrofobia, mesmo para as pessoas de estatura menos elevada. Por outro lado, os assentos traseiros possuem encosto de cabeça, enquanto as costas dos bancos dianteiros oferecem bolsas para arrumação.

A bagageira, por sua vez, oferece um volume útil de 415 litros com todos os assentos em posição normal, um valor ligeiramente superior ao do Jeep Avenger de combustão, mas um pouco abaixo do Peugeot 2008 ou do Volkswagen T-Roc. Não obstante deverá ser mais do que suficiente para acomodar umas malas de viagem ou para as compras do supermercado.

Se for insuficiente é sempre possível rebaixar os assentos traseiros do Junior Ibrida numa configuração 60/40 e aumentar o volume útil até aos 1280 litros.

Mecânica competente

Quanto à linha motriz, o Junior Ibrida vem equipado com uma mecânica já conhecida do Grupo Stellantis, que compreende um bloco a gasolina de cilindros e 1,2 litros, uma bateria de de iões de lítio de 48 volts e um motor elétrico de 21 kW integrado na caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, a qual trabalha em conjunto com o inversor e a unidade de controlo da transmissão para garantir a máxima eficiência.

Esta mecânica destaca-se pela suavidade de funcionamento e um rendimento adequado, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, um valor mais que suficiente para uma condução quotidiana.

Conforto pouco penalizado

Para aquela capacidade de aceleração contribui o sistema micro-híbrido que permite arrancar com ajuda elétrica e preencher quaisquer intervalos entre a engrenagem das mudanças. Contudo, ao contrário de um híbrido plug-in, o Junior Ibrida não tem capacidade para percorrer quilómetros em modo elétrico, sendo o sistema usado apenas quando se conduz devagar, ao estacionar ou no pára-arranca dos engarrafamentos.

Para apoiar a condução, o Junior Ibrida Speciale conta com vários sistemas como o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro, travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas. A dotação de série compreende ainda os sensores de chuva e luz, reconhecimento dos sinais de trânsito, travão de estacionamento elétrico, acesso sem chave com botão de ignição, sensores de estacionamento dianteiros, entre outros.

À semelhança de outros modelos da Alfa Romeo, o cárater do Junior Ibrida altera-se em função do modo de condução selecionado, sendo o mais desportivo denominado Dynamic, enquanto os outros são o Natural e Advanced Efficiency, que ajustam a resposta da direção, do acelerador e do travão.

No que se refere ao consumo de combustível, a marca anuncia uma média combinada de 5,1 l/100 km, mas em condições reais de utilização será mais de esperar valores na ordem dos 6,7 l/100 km.

Apesar da aposta da Alfa Romeo num comportamento mais desportivo, isso não foi conseguido à custa do conforto. A suspensão do Junior mantém-se firme a velocidades mais elevadas e só demonstra uma maior rigidez ao passar por lombas ou em pisos mais degradados.

VEREDICTO

Apesar de partilhar a plataforma com outros modelos da Stellantis como o Jeep Avenger. Peugeot 2008 e Opel Mokka, entre outros, o Alfa Romeo Junior consegue fazer a diferença, graças a uma linguagem de design exterior e interior que se mantém fiel ao ADN da marca.
O preço competitivo é outro argumento competitivo. Mesmo no nível de equipamento mais completo e visual mais desportivo Speciale, o Alfa Romeo Junior Ibrida está disponível a partir dos 31 500 euros, podendo chegar aos 35 710 euros da unidade ensaiada, com a inclusão de opções como Pack Techno Speciale (espelho retrovisor interno eletrocromático, espelhos elétricos rebatíveis, faróis de projetor Bi-função, câmara traseira com vista panorâmica), carregamento de smartphone por indução). Graças a estes argumentos não será de estranhar que o seu “irmão” maior de segmento C, Tonale, esteja em dificuldades.

 

FICHA TÉCNICA

Alfa Romeo Junior 1.2 Ibrida Speciale

PREÇO  31 500€ (35 710€ - unidade ensaiada)

MOTOR Gasolina, 3 cil. 1199 cc

POTÊNCIA 136 cv (100 kW) às 5500 rpm

BINÁRIO 230 NM às 1750 rpm

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 6 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,17/1,78/1,54 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,56 M

PESO 1380 KG

MALA 415 - 1280 L

ACEL 0 - 100 KM 8,9 S

VEL. MAX 206 KM/H

CONSUMO WLTP 5,1 (6,7*) l/100 km

EMISSÕES 109 G/KM

IUC 111,46 €

* Medições Turbo

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Imagem

Preço

Equipamento

Habitabilidade traseira

Consumo combustível

Software lento