Após oito anos de ausência no segmento B, a Alfa Romeo regressou em força com o Junior, SUV compacto que promete ser um modelos mais vendidos da marca italiana, graças a uma estética distintiva e chamativa, que se mantém fiel ao ADN da casa de Arese e a um preço bastante competitivo, a partir de 29 mil euros no mercado nacional para a versão híbrida suave com tecnologia de 48V, denominada Ibrida.
Uma das grandes vítimas do sucesso do Alfa Romeo Junior foi o seu “irmão” de segmento C, o Tonale, cujas vendas caíram a pique no primeiro trimestre deste ano para apenas 5000 unidades contra as 9100 unidades do Junior. Este SUV-B já é responsável por metade das das matrículas da Alfa Romeo em Itália, 68% em França, 59% na Alemanha e 64% em Espanha.
A quebra das vendas do Tonale já está a causar alarme na Alfa Romeo e os seus responsáveis já admitiram avançar com uma segunda atualização em 2025, que se segue a uma outra ocorrida no início deste ano.