O financiamento especializado não tem parado de recuperar desde a pandemia, afirmou o presidente da ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, durante a sessão de abertura do Encontro Nacional ALF, que reuniu 140 representantes setoriais e profissionais das áreas de financiamento especializado, mobilidade e economia.
O presidente da ALF revelou que o leasing, o factoring e o renting registaram uma evolução significativa no ano passado, com crescimentos, respetivamente, de 19,9%, 3,4% nos créditos tomados e 13,6% em valor de viaturas nova contratadas.
O leasing mobiliário superou a barreira dos dois mil milhões de euros em produção, atingindo os 2,15 mil milhões de euros, o que constituiu um aumento de 15,2%. Por sua vez, o leasing imobiliário totalizou 911 milhões de euros, um crescimento de 32,8%.
No conjunto, o leasing ultrapassou os 3,1 mil milhões de euros em ativos financiados, assumindo-se como o produto com maior crescimento anual. No renting, foram contratadas 38 634 viaturas ligeiras novas, num total de 1,16 mil milhões de euros, representando uma frota total gerida de 137 mil viaturas.