Para avaliar o prazer de condução, a Abarth efetuou um estudo com uma universidade britânico em que foi utilizado o reconhecimento facial dos participantes para percecionar o seu grau de satisfação ou de receio.
Os pequenos desportivos existem para serem divertidos ao combinarem uma elevada potência, um comportamento preciso e uma pegada de carbono relativamente pequena. Para avaliar o prazer de condução que um veículo deste tipo pode proporcionar, a Abarth efetuou uma experiência que consistiu na observação dos ocupantes através do reconhecimento facial e do ritmo cardíaco, recorrendo, neste caso, a sensores.
A Abarth trabalhou com o Dr. Dale Esliger da Universidade de Loughborough no Reino Unido para realizar esta experiência. Os participantes deram algumas voltas no circuito de Mallory Park e também se sentaram no lugar do passageiro ao lado de um piloto profissional.
Os dados demonstraram que a sensação mais comum era de felicidade ao volante e como passageiro. Quando estavam sentadas ao lado de um profissional, as pessoas tinham algumas pequenas pontadas de receio e choque.
"O estudo neste âmbito é limitado, mas suspeito que seja uma área que irá continuar a ser explorada pela indústria automóvel, já que os construtores procuram melhorar a experiência de condução dos seus modelos", afirmou Dale Esliger acerca do estudo.
Versões "vitaminadas"
A gama atual da Abarth na Europa é baseada em versões "vitaminadas" do Fiat 500. O modelo mais recente lançado pela marca desportiva é o 695 Tributo 131 Rally, com um motor turbo de 1,4 litros com 180 cv e um binário de 250 Nm, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos.
No Brasil existe uma versão de maiores prestações do crossover Pulse, que se carateriza por um kit aerodinâmico mais agressivo e apontamentos em vermelho.
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Algumas fotos espia revelaram a versão da Abarth do 500e que está em desenvolvimento como pequeno desportivo elétrico. Em maio de 2022, o CEO da Abarth, Olivier François, afirmou que estava a decorrer a última fase do processo de testes.