Abarth 600e Scorpionissima. O mais potente de sempre

Com 280 cv, o Abarth 600e Scorpionissima é o Abarth mais potente de sempre. A versão 600e Turismo baixa a potência para os 240 cv mantendo os 345 Nm de binário.

Há muito que a Abarth nos habituou a versões especiais e o 600e não é exceção. Parte do utilitário da Fiat com a mesma designação e opera uma série de modificações que vão muito além do impressionante kit estético.

Este recorre a elementos inspirados no clássico Abarth 850 TC, conhecido como o “cassetone” devido às formas quadradas da carroçaria. A reinterpretação moderna é visível na generosa moldura da grelha frontal ou no impressionante spoiler traseiro.

Mais uma homenagem ao modelo de 1964, que corria com o motor aberto, tanto para arrefecer como para servir de apoio aerodinâmico.

O primeiro Abarth com jantes de 20”

Face ao Fiat 600, a altura foi rebaixada 25 mm e as vias alargadas 30 mm à frente e 25 mm atrás. Para garantir um comportamento diferenciado, a barra estabilizadora traseira e a suspensão foram reforçadas.

As alterações dinâmicas ficam completas com jantes de 20 polegadas, as maiores alguma vez montadas num Abarth. Dentro destas os discos de 380 mm de diâmetro do sistema de travagem desenvolvido pela Alcon. Os pneus são Michelin Pilot Sport EV específicos.

Para ajudar a colocar potência no chão, o Abarth 600e conta com um diferencial Torsen. Originário da JTEKT, o autoblocante tem efeito de bloqueio com uma taxa de 36% em aceleração e 34% em travagem.

A bateria de 54 kWh, com possibilidade de receber até 100 kW em CC, é a mesma do Fiat 600. Garante 317 km de autonomia independentemente da motorização associada.

Até 231 cv de potência e três modos de condução

Há três modos de condução à disposição do condutor. Turismo, onde o binário está limitado a 300 Nm, a velocidade máxima aos 150 km/h e a potência não ultrapassa os 150 cv para o Abarth 600e Turismo e os 190 cv para o Scorpionissima.

Scorpion Street liberta os 345 Nm de binário máximo, configura o limitador de velocidade para os 180 km/h e sobe a potência do Turismo para os 204 cv e do Abarth 600e Scorpionissima para os 231 cv.

Em Scorpion Track a velocidade chega aos 200 km/h e a potência atinge os valores máximos de 240 cv para o Turismo e 280 cv para o Scorpionissima. A programação do acelerador e do ESP acompanha o espírito dos modos de condução.

Como o binário é igual, a diferença entra as duas motorizações é mínima. A versão de 280 cv arranca até aos 100 km/h em 5,9 segundos, enquanto a de 240 cv precisa de 6,2 segundos para fazer o mesmo exercício.

Disponibilidade para acelerar

No circuito Langhe foram virtualmente iguais. A mesma disponibilidade para acelerar, a mesma capacidade de ataque do sistema de travagem e a mesma disponibilidade do diferencial Torsen para fechar as curvas em aceleração.

Sente-se o autoblocante a puxar o Abarth para o interior e a traseira a rodar por simpatia. Em mudanças de direção bruscas não é invulgar a roda traseira interior levantar. A direção rápida ajuda a navegar por zonas sinuosas com grande confiança, sempre consciente dos limites dos pneus.

No interior não faltam pormenores alusivos ao espírito do escorpião. A instrumentação é comum, com painel de sete polegadas para o condutor e ecrã central de 10,25 polegadas, tal como a completa gama de sistemas de assistência ao condutor.

O Abarth 600e Scorpionissima distingue-se pelas bacquets específicas e pelo gerador de som. Este pode ser ativado na página inicial do entretenimento e está programado para diminuir a intensidade a partir dos 80 km/h para não se tornar cansativo.

A começar nos 45 mil euros

O novo Abarth 600e já está disponível desde os 45 mil euros para a versão Turismo. O Abarth 600e Scorpionissima custa 49 mil euros e tem produção limitada a 1949 unidades, número alusivo ao ano de fundação da Abarth.