KGM chega a Portugal com oferta ampla e preços competitivos

Com um total de cinco modelos disponíveis (incluindo uma pick-up e um SUV 100% elétrico) chega agora a Portugal a marca KGM. Uma oferta ampla com preços competitivos

Fundada em 1954, a coreana Ssangyong chegou a ter uma presença assinalável no mercado mundial, incluindo Portugal, onde esteve representada até ao início do presente século, mas dificuldades de diversa ordem ditaram a sua falência.

Acabaria por ser adquirida em 2022 pelo Grupo KG, com presença forte em setores de atividade tão diferentes como a Química, o Aço e, mesmo, a Media, dando origem à divisão de Mobilidade (Mobility), razão para a designação KGM.

De forma natural, a presença KGM, que se manifesta sobretudo na Coreia do Sul (60 mil unidades vendidas no ano passado) e na Europa (30 mil), é, para já, assegurada pelos modelos da Ssangyong, à exceção da versão 100% elétrica do Torres, cuja fase final de desenvolvimento (foi apresentado no ano passado) ocorreu já sob a égide do KGM.

O grupo tem, no entanto, planos sólidos para o futuro, que passa pela apresentação, já no início de 2025, de um SUV de grandes dimensões, que terá oferta elétrica, e, mais tarde, de propulsão híbrida plug-in, a que se juntarão uma pick-up inteiramente nova e dois SUV também 100% elétricos.

Planos que passam, também, pelo reforço da presença no mundo, objetivo em que se insere a chegada a Portugal, onde a Ssangyong esteve representada até ao início do corrente século e chegou, até, a alcançar alguma notoriedade graças à robustez dos seus modelos.

Neste “regresso”, a condução estará a cargo do Grupo Astara, que representa já, entre outras, as marcas Kia, Maxxus, Piaggio, Isuzu, FUSO e Mitsubishi, cabendo aos concessionários desta última assegurar a comercialização e assistência dos modelos da KGM.

Para o que resta do ano em curso a marca prevê vender 350 unidades em território nacional, apontando para 1500 unidades em 2025.

Oferta diversificada

Como dissemos, a oferta da KGM assenta nos modelos da Ssangyong e comporta um utilitário (o Tivoli), uma pick-up (Musso) e três SUV de dimensões diferentes, incluindo um de sete lugares (Rexton) e um com versão 100% elétrica, o Torres. Cuja designação é inspirada no Parque Nacional Torres del Paines, uma das mais carismáticas localizações do sul do Chile (Patagónia), tradução do seu posicionamento aventureiro.

No que ao Tivoli diz respeito, foi originalmente lançado em 2015 e a carroçaria de cinco portas e 4,2 metros de comprimento recebeu um restyling cinco anos mais tarde. Conta com um motor a gasolina de quatro cilindros e 1,5 litros de cilindrada que na versão de caixa manual de seis velocidades debita 135 cv, enquanto que com caixa automática (também de seis relações) a potência sobe para 163 cv.

O consumo anunciado é de, respetivamente, 7,0 litros e 7,8 litros aos 100 km, enquanto os preços variam entre os 25 950€ e os 27 350€.

Quanto à gama SUV, o Korando mede 4,45 metros de comprimento e utiliza o mesmo motor a gasolina do Tivoli (1,5 litros de cilindrada) mas a potência é, neste caso, de 163 cv (caixa manual, cujo preço começa nos 30 450€) e 163 cv (transmissão automática, com o preço a começar nos 32 350€).

Com mais 40 centímetros (4,8 metros de comprimento), o Rexton é o maior dos SUV da marca sul-coreana e tem como argumento principal o facto de conseguir alojar até sete pessoas em três vilas de bancos, enquanto a capacidade de bagagem é de 820 litros (cinco lugares) podendo chegar aos 1977 litros com todos os assentos reclinados. Está disponível exclusivamente com o bloco diesel de 2,2 litros (202 cv e 441 Nm) acoplado a uma caixa de oito velocidades automática.

O consumo médio anunciado é de 7,8 l/100 km e o preço começa nos 58 900 euros.

Com a configuração SUV, o Torres é, como referimos, o modelo mais recente da gama KGM.

A versão a gasolina tem montado o motor de quatro cilindros de 1,5 litros, neste caso com 163 cv de potência e 280 Nm de binário, podendo receber caixa de seis velocidades manual (37 500€) ou automática (40 500€).

Está também disponível uma versão 100% elétrica cujo comprimento chega aos 4,72 metros) e que utiliza a mesma plataforma do modelo a combustão mais recebe uma bateria com 73,4 kWh de capacidade e um motor com 152 kW (207 cv).

A autonomia anunciada é 505 km em cidade e 460 km em ciclo combinado, enquanto o carregamento de 20% a 80%, num posto de 120 kW demora 37 minutos. Quanto ao preço é de 45 900€ (31 667 € quando deduzido o IVA).

A oferta KGM já disponível em Portugal (para todos os modelos a garantia é de cinco anos) fica completa com a pick-up Musso, com versões de trabalho e de lazer (Rider), ambas com suspensão traseira independente, garantia de maior conforto, cabine dupla para três ou cinco ocupantes, tração integral com bloqueio eletrónico do diferencial (a 70%) e utilizando o mesmo motor turbodiesel de 2,2 litros com 202 cv de potência.

O preço de entrada para a versão Rider começa nos 43 500 €, enquanto a versão de trabalho está disponível a partir de 39 500€.