Koenigsegg Jesko Absolut atinge 359 km/h e faz história

O Koenigsegg Jesko Absolut tornou-se no carro de produção com motor a gasolina mais rápido do mundo nos 400 metros e também nos 800 metros. No entanto, continua atrás de dois elétricos.

Para algumas marcas, ter uma mão cheia de recordes de velocidade estabelecidos com um só carro é um feito de distinção. Para a Koenigsegg e o seu Jesko Absolut, isso sabe a pouco e, por isso, acrescentou mais dois recordes à sua lista.

A marca partilhou na sua conta oficial do Instagram o vídeo que documenta o seu mais recente feito com o Jesko Absolut ao atingir os 359,83 km/h num sprint de 800 metros (meia milha), realizado na pista de testes da empresa, na Suécia.

O feito posiciona este hipercarro como o carro de produção com motor a combustão mais rápido nesta distância. Com um tempo de 13,27 segundos, o Jesko ficou apenas a meio segundo do recordista absoluto, o elétrico Rimac Nevera.

Além do novo recorde na meia milha para um carro de motor a combustão de produção, o Jesko também registou um tempo de 8,88 segundos nos míticos 400 metros (quarto de milha), superando o Dodge Challenger SRT Demon 170 por décimos e tornando-se no carro de produção a gasolina mais rápido nesta distância. Ainda assim, os elétricos Rimac Nevera e Pinninfarina Batista continuam a ser os mais rápidos neste campo.

Mas mesmo apesar de (ainda) não ser o mais rápido do mundo em todas as métricas, o Jesko Absolut afirma-se como uma das melhores expressões da engenharia automóvel atual. Estamos a falar de um motor V8 biturbo a debitar 1600 cv de potência, e 1500 Nm de binário, aliados a uma peculiar caixa automática de nove velocidades.

Tal como a Motor1.com, também suspeitamos que não será o último recorde a ser batido pelo Jesko Absolut. Segundo a publicação, o diretor executivo, Christian von Koenigsegg, tem planos para bater o recorde de velocidade máxima para um carro de produção, afirmando que o seu Jesko Absolut é capaz de atingir as 330 milhas por hora (exatamente 531 km/h).

É apenas uma questão de encontrar uma pista ou o espaço adequado para tal. Importante relembrar que a Bugatti estabeleceu o seu recorde de velocidade em Ehra-Lessien, a pista oval propriedade da Volkswagen.

Por isso, é fácil presumir que, se tivesse de escolher, o gigante alemão opte por não dar ao seu concorrente uma oportunidade de bater o recorde de velocidade para um carro de produção.

  • Bugatti reúne os seus quatro recordistas de velocidade

    ID: 204302 | 3290145856