Os anos 60 do século passado foram disruptivos. O mundo mudou e as fronteiras foram ultrapassadas ao som da “Beatlemania” que cruzou o Atlântico e chegou aos Estados Unidos (EUA). O ritmo de Liverpool conquistou a América e o “Billboard” dos singles de 1964 aponta “I want to hold your Hand” dos Beatles no primeiro lugar. Mas logo a seguir surgia o tema “old School” de Louis Armstrong – “Hello Dolly”, o que mostra um equilíbrio entre o passado e o presente, num universo que procurava novos caminhos tão originais como o ritmo dos “The Beach Boys”, com músicas como “I Get Around”.
A segunda geração dos que tinham participado na II Guerra Mundial e na guerra da Coreia estava a ser recrutada para o Vietname, um conflito que não tinha chegado aos níveis que acabou por assumir e quando se viviam ainda tempos de prosperidade nos EUA.
Foi neste cenário que a Ford apresentou o Mustang durante o "New York World´s Fair" realizado em Flushing Meadows, Queens, Nova Iorque, em 1964. John Najjar é apontado como o responsável pelo nome, inspirado no avião P-51 Mustang, marcante na II Guerra Mundial (sobretudo na guerra do Pacífico) e que identifica uma raça de cavalos dos EUA, mas são meros pormenores...