SuperPanther eTopas 600. Versão chinesa do eActros 600?

Os chineses da SuperPanther vão introduzir um camião elétrico de longo curso com uma autonomia de até 600 quilómetros e algumas das caraterísticas, assim como o design exterior da cabina, fazem evocar o Mercedes-Benz eActros 600. O novo modelo será montado na Europa pelos austríacos da Steyr.

O fabricante chinês de veículos elétricos SuperPanther vai entrar no mercado europeu com o seu tractor elétrico eTopas 600, cujas caraterísticas técnicas são bastante semelhantes às do Mercedes-Benz eAtros 600. O design da cabina apresenta alguns elementos que fazem lembrar o anterior Mercedes-Benz Actros.

O modelo será comercializado na Europa e vai ser produzido na Áustria pela Steyr Automotive, ao abrigo de uma parceria entre as duas empresas.

A produção em série deverá arrancar no final de 2025, com o processo industrial a seguir-se em 2026 nas instalações da Steyr, que já tem um longa tradição no fabrico de pesados. Durante muitos anos e até ao outono de 2023, esta empresa austríaca foi responsável pela montagem camiões de gama baixa e média para a MAN Truck & Bus.

A Steyr Automotive irá assegurar a montagem final e será resposável pelo cumprimento das normas europeias por parte dos veículos.

O eTopas 600 vai ser equipado com uma bateria LFP com capacidade de 612 kWh, que anuncia uma autonomia de até 500 quilómetros. O seu sistema elétrico de 876 volts alimenta um eixo elétrico dois motores que desenvolvem uma potência combinada de 536 cv (394 kW) em contínuo e até 940 cv (692 kW) de pico.

Testes de estrada na Europa e China

O SuperPanther eTopas 600 dispõe de duas entradas de carregamento CCS, aceitando cada uma potência de até 330 kW, permitindo repor a carga dos 20% aos 80% em menos de 38 minutos.    

Os ensaios de estrada já estão a decorrer na Europa Central e na China para avaliação do comportamento em condições reais e da autonomia.

Além do eTopas, os dois parceiros estão a desenvolver um novo produto, designado internamente como eEmerald, que irá incluir três camiões elétricos com diferentes motorizações, autonomias e configurações. As duas empresas assinaram uma carta de intenções em 2024 com a DHL com vista ao aprofundamento da cooperação, mas ainda não foram acertados dos detalhes finais.