Esta é a marca automóvel mais valiosa em 2025

O relatório divulgado pela Interbrand classificou as marcas mais valiosas do mercado. Saiba que marca do setor automóvel mantém a sua força global.

Todos os anos a Interbrand publica o seu relatório das marcas mais valiosas do mundo.

Sem qualquer surpresa, as grandes empresas tecnológicas costumam liderar o ranking. Contudo, entre as 100 marcas globais mais valiosas, diversas marcas do setor automóvel marcam presença.

Entre as marcas automóveis, é a Toyota que continua a liderar. Em 2025, o valor da marca japonesa aumentou 2%, atingindo 74,2 mil milhões de dólares (cerca de 69,1 mil milhões de euros) e garantindo-lhe o 6.º lugar no ranking.

O crescimento também reforça a reputação da gigante japonesa como símbolo de fiabilidade, inovação e consistência num mercado cada vez mais competitivo.

Como funciona o ranking?

A Interbrand avalia as marcas com base em três principais critérios: a análise financeira, o “papel da marca” (o peso da marca na decisão de compra) e a força da marca (que é a sua capacidade de gerar lealdade e lucro sustentado no tempo).

É com base nestes critérios que empresas como a Apple (avaliada em aprox. 438 mil milhões de euros), a Microsoft (avaliada em aprox. 361,7 mil milhões de euros) e a Amazon (aprox. 297,9 mil milhões de euros) foram avaliadas como as mais valiosas do mercado.

Contudo, a empresa destacou que o “setor automóvel demonstrou resiliência de marca perante dinâmicas de mercado difíceis”, destacando nesse sentido a valorização de mercado da Toyota.

  • Novo supercarro da Toyota deixa-se ouvir antes da estreia

    ID: 205443 | 83408193

Que marcas perderam valor?

Enquanto a Toyota subiu, outras marcas de luxo registaram quebras significativas.

A Interbrand relata que a Mercedes-Benz, em 10.º lugar, desvalorizou 15%, ficando avaliada e 50,1 mil milhões de dólares (aprox. 46,6 mil milhões de euros).

No mesmo plano está a BMW, que caiu 10%, fixando-se no 14.º lugar e avaliada em 46,8 mil milhões de dólares (aprox. 43,6 mil milhões de euros).

A maior queda, no entanto, foi registada pela Tesla. A marca liderada por Elon Musk registou uma queda de 35% no valor de marca, para 29,5 mil milhões de dólares (27,5 mil milhões de euros).

E o resto?

Descendo o ranking da Interbrand, encontramos a Honda (29.º), seguida pela Hyundai (30.º), a Audi (52.º), a Ferrari (54.º), a Volkswagen (56.º), a Porsche (57.º), a Uber (64.º), a Xiaomi (81.º), a Nissan (82.º), a Kia (89.º) e a Range Rover (97.º).

A única nova entrada no ranking foi a BYD, que apareceu no 90.º lugar, avaliada em 8,1 mil milhões de dólares (o equivalente a 7,5 mil milhões de euros).

O Diretor de Estratégia Global da Interbrand, Manfredi Ricca descreve a marca como “o maior agente de disrupção no mercado automóvel desde a Tesla”, destacando os seus produtos de “classe mundial” e os “grandes progressos no mercado europeu, expandindo-se a partir da sua base asiática”.