Supercarro da Toyota Gazoo Racing promete mais de 900 cv

A Toyota Gazoo Racing está a trabalhar num novo supercarro baseado do GR GT3 Concept apresentado em 2022, equipado com motor V8 biturbo híbrido com uma potência combinada de 912 cv. A produção poderá arrancar neste verão e não será limitada, ao contrário do Lexus LFA.

Correm rumores que os engenheiros da Toyota Gazoo Racing deverão estar a trabalhar num novo supercarro que se destina a seguir as pisadas do Lexus LFA. Após alguns meses em que protótipos camuflados eram avistados em circuitos de testes, a imprensa nipónica sugere que a produção poderá arrancar já neste verão, podendo as primeiras unidades ser entregues no outono.

Conhecido internamente como GR GT3, o novo supercarro do grupo Toyota poderá receber a designação Lexus LFR, mas também é apenas um rumor, já que nada foi confirmado oficialmente. Outra possibilidade é que seja estreado sob a submarca Gazoo Racing como modelo independente. Em qualquer dos casos será posicionado no topo da gama GR da Toyota.

Alguns fotógrafos captaram imagens espia das versões de competição e de estrada do supercarro, que parecem uma versão evoluída do Toyota GR GT3 Concept de 2022, agora com alguns subtis elementos de design inspirados na linguagem da Lexus.

Os sons captados nos videos durante a realização dos testes sugerem que por debaixo do longo capot se encontra um motor V8 e provavelmente parcialmente eletrificado.

Segundo a publicação nipónica Best Car, o novo supercarro irá receber um motor V8 biturbo de 4,0 litros, associado a um sistema híbrido auto-recarregável. O propulsor térmico deverá desenvolver uma potência de 730 cv, que deverá aumentar para os 912 cv em combinação com assistência híbrida.

O novo modelo deverá ter chassis em alumínio e carroçaria em fibra de carbono para se conseguir alcançar o melhor compromisso entre construção leve e elevada resistência.

As fotos espia revelam que o GT3 de pista possui saídas laterais de escape e componentes aerodinâmicos significativamente mais agressivos do que o seu congénere de estrada.

Se os rumores mais recentes se confirmarem, o preço deste supercarro no Japão deverá começar nos 30 milhões de ienes (189 mil euros), abaixo de concorrentes como o Lamborghini Temerario, Ferrari 296 GTB e o sucessor eletrificado do McLaren 750S. Ao contrário do Lexus LFA, este modelo não terá uma produção limitada, tornando-o potencialmente mais acessível para um supercarro.