Primeiro modelo da chinesa GAC em Portugal é o Aion V

A oferta no mercado nacional foi alargada com a introdução de uma nova marca chinesa, a GAC, que acaba de lançar o Aion V, um SUV de segmento C com de 4,61 metros, equipado com motor elétrico de 204 cv e bateria de 75,26 kWH que promete uma autonomia de até 510 km. Preços de venda ao público começam nos 36 888 euros.

Representada em Portugal pelo Grupo JAP, a GAC acaba de lançar o seu primeiro modelo, o Aion V, SUV elétrico de segmento C com autonomia anunciada de até 510 km em ciclo WLTP, que já está em comercialização com um preço de venda ao público de 36 888 euros ou, para empresas de 29 990 euros (+IVA).

Com comprimento exterior de 4,61 metros, largura de 1,87 metros e altura de 1,69 metros, o visual deste SUV combina formas geométricas com luzes em formato de “Cyber Dragon Claw”.

A secção frontal é dominada por faróis retangulares LED longitudinais, destacando a modernidade e a identidade da marca, enquanto na traseira sobressaem os farolins verticais. A postura desportiva e robusta do Aion V é sublinhada nas laterais pelas linhas elevadas, os puxadores das portas embutidos e as jantes de 19”. 

Espaço a bordo

O habitáculo espaçoso foi projetado para acomodar confortavelmente até cinco ocupantes e bagagem. A fila traseira oferece um assento amplo, que pode reclinar até um ângulo máximo de 137º, capaz de sentar até três adultos com comodidade.

Os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico, memória e massagens. Quer os bancos dianteiros, quer os traseiros possuem aquecimento para garantir conforto personalizado a todos os ocupantes.

Na frente, o painel de bordo com orientação horizontal acomoda na parte central um ecrã tátil de 14,6”. O condutor tem à disposição um volante aquecido e um painel de instrumentos LCD de 8,8”. Entre os bancos encontra-se uma base para carregamento sem fio de um telemóvel e dois suportes para copos.

Por baixo do apoio de braços central encontra-se um frigorífico, com três modos e quatro zonas, que pode ser usado para guardar bebidas ou alimentos.

O equipamento de conforto inclui ar condicionado automático de duas zonas, teto panorâmico com cortina elétrica, bomba de calor, porta da bagageira elétrica inteligente, assento do condutor e do passageiro com ajuste em seis ou quatro posições, respetivamente.

Consumo de 16,5 kWh/100 km

A linha motriz do Aion V compreende um motor elétrico que desenvolve uma potência de 204 cv (150 kW) e um binário de 240 Nm, transmitidos às rodas dianteiras, alimentados por uma bateria CALB com capacidade de 72,26 kWh., a qual anuncia uma autonomia de até 510 quilómetros.

Segundo a marca é possível recuperar até 370 quilómetros de alcance em cerca de 15 minutos num posto ultrarrápido com potência de 180 kW. A velocidade máxima anunciada é de 160 km/h e o consumo de energia de 16,5 kWh/100 km, segundo ciclo WLTP.   

Para apoiar a condução, o GAC Aion V conta vários sistemas de assistência como assiste de regulador de velocidade de cruzeiro integrado (ICA) e adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, travagem de emergência automática, aviso e prevenção de saída de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alertas de tráfego na traseira e de colisão traseira, assistente de ângulo morto, aviso de abertura de porta.

O Aion V está disponível em dois níveis de equipamento, Premium e Luxury, com preços de venda ao público a partir de 36 888 euros. Para frotas é anunciado um valor de 29 900 euros, ao que acresce o IVA. Os componentes da carroçaria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros, sendo de 200 mil quilómetros no caso da bateria de propulsão.