É a partir deste ponto que o Cupra Terramar VZ e o Nissan Qashqai deixam de ser comparáveis. Enquanto o Cupra utiliza a mais recente tecnologia híbrida de bateria recarregável do Grupo VW, o Qashqai recorre à solução E-Power da Nissan. O que significa que o Terramar VZ combina um bloco 1.5 de quatro cilindros e 177 cv com um motor elétrico de 116 cv para desenvolver 272 cv de potência combinada. Alimentado por uma bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis), o motor elétrico garante uma centena de quilómetros sem produzir emissões. Fica 20 km aquém do anunciado, mas continua a ser melhor do que os 5,2 l/100 km homologados pelo Nissan Qashqai E-Power. Principalmente porque só com muito boa vontade e tento no pé direito o SUV japonês baixa dos 6l/100 km, ao passo que o espanhol, mesmo com a bateria esgotada, raramente ultrapassa os 5 l/100 km.
Limitando a partilha de componentes ao essencial, a Cupra utiliza afinações específicas para tornar o Terramar especial. Basta admirá-lo para perceber que é mais do que um meio de transporte. Daí a ser desportivo vai um grande passo, ainda fora do alcance deste Cupra Terramar VZ. Pisa firme, com a segurança e o desconforto de quem tenta evitar os movimentos indesejados da carroçaria. A nova geração do controlo dinâmico do amortecimento, com 15 níveis desde mais suave que Comfort a mais firme que Cupra, aumenta as possibilidades de personalização, mas não faz milagres.
De qualquer forma, a direção é sempre mais comunicativa e o eixo dianteiro mais incisivo que os congéneres do Nissan. Há quatro modos de condução – Comfort, Performance, Cupra e Individual – aos quais se juntam os modos de propulsão Electric e Hybrid. Os nomes são explicativos e escondem um nervosismo transversal a todos: a roda interior está sempre a escorregar. A sair do parque de estacionamento, a virar num cruzamento, etc. Em condução aplicada, estas perdas de motricidade em carga acentuam a afinação leve da direção. Quanto mais se puxa pelo Cupra, mais o Terramar VZ parece flutuar de curva em curva com a mínima informação sobre o eixo dianteiro. O modo manual da caixa de velocidades não melhora a experiência de condução, tal como a sonoridade artificial do modo Cupra.
Mais equilibrado e desprovido de pretensões desportivas, o Nissan Qashqai E-Power é um SUV de cidade. É neste ambiente, exigindo pouca carga ao motor térmico, que o SUV japonês se revela mais eficiente. O pisar suave está alinhado com o filtro da direção, contribuindo para a sensação geral de conforto. Neste ambiente, os arranques extemporâneos do motor de combustão, muitas vezes quando o Qashqai está para num semáforo, tornam-se particularmente desagradáveis, pouco refinados.