Também queremos! Toyota Supra vai receber motor V8 aspirado

A filial da Austrália da Toyota está a trabalhar num motor V8 aspirado de 5,0 litros para a versão de competição do Supra com vista à participação no Campeonato de Supercarros Repco de 2026. Uma pergunta: será que não dá para disponibilizar, igualmente, com a versão de estrada europeia?

A Toyota comercializa atualmente a versão de estrada do Supra com motores de quatro e seis cilindros fornecidos pela BMW. A variante de pista GT4 também usa um bloco de seis cilindros em linha da marca de Munique.

A oferta poderá vir a ser reforçada em 2026 com um motor V8 que está a ser desenvolvido pela filial da Austrália, que irá recorrer a bloco V8 aspirado de 5,0 litros para equipar o carro de corrida que irá alinhar no Campeonato de Supercarros Repco.

O referido motor V8 tem o nome interno de código 2UR-GSE. Trata-se de um propulsor em alumínio que pode ser encontrado em vários produtos. Os modelos da Lexus IS F e GS F já o utilizaram, enquanto o RC F, LC 500 e IS 500 F Sport ainda o mantêm. Este motor também equipou a pick-up Hilux que ganhou a edição de 2019 do Rali Dakar.

A Toyota vai participar no Campeonato de supercarros durante cinco anos, ao abrigo do regulamento Gen3 introduzido em 2023. O Supra vai ter como concorrente o Ford Mustang com o seu motor Coyote de 5,4 litros. Atualmente, a Chevrolet alinha com um Camaro equipado com motor V8 de 5,7 litros, mas deverá ter um substituto, já que aquele modelo deixou de ser disponibilizado no final de 2023.

Quatro GR Supra em 2026

A Toyota irá inscrever, no mínimo, quatro GR Supra de corrida, sendo que dois deles terão como pilotos Chaz Mostert e Ryan Wood que correm pela equipa Walkinshaw Andretti United. A outra equipa não foi anunciada. 

A partir 2026, a Walkinshaw Andretti United vai trocar o Ford Mustang pelo Toyota Supra. Será de referir que o Walkinshaw Automotive Group já está a colaborar com a Toyota ao converter pick-up Tundra para volante à direita em Melbourne, na Austrália.