Publicidade

TT renova-se no aniversário e ganha Audi TT 20 Years Edition


Data: 18 de Julho, 2018

A atual geração do mais emblemático descapotável germânico da atualidade foi renovada, perdeu os Diesel e ganhou uma edição especial que assinala as duas décadas desde o seu lançamento. Este Audi TT 20 Years Edition, que ostenta um estupendo visual, estará disponível tanto para o roadster como para o coupé numa produção limitada.

Quando pensamos nos roadsters mais famosos das últimas décadas, seguramente surgem dois nomes à cabeça. Um deles é nipónico e trata-se do roadster mais vendido de sempre, o Mazda MX-5, mas num patamar superior obviamente destaca-se o Audi TT. Este é o modelo de maior sucesso no seu segmento e o desportivo mais comercializado do fabricante germânico, que tem ainda a vantagem de estar disponível tanto em roadster como na carroçaria coupé. Duas décadas depois do lançamento, ele continua a captar atenções por onde quer quer passe graças a uma combinação entre elegância e desportivismo, e procura agora reforçar os seus atributos com um restyling para a geração lançada em 2014.

 

Antes deste momento de revelação, já o tínhamos visto de perto em Munique, num evento exclusivo para alguns jornalistas, onde nos causou espanto o estilo ainda mais distinto e atraente da edição especial que assinala as duas décadas desde que o TT foi lançado, em 1998. Trata-se da edição especial Audi TT 20 Years Edition, que traz de volta a combinação do concept TT roadster lançado em 1995, e que garante dessa forma um visual ainda mais sedutor. Ela estará disponível numa produção limitada a 999 exemplares, com os clientes a poderem escolher entre as carroçarias roadster ou coupé.

As novidades do Audi TT

Quando foi revelado no Salão de Genebra de 2014, o atual TT marcou uma transição importante no mundo automóvel, ficando responsável pela estreia do Audi Virtual Cockpit. Os painéis de instrumentos digitais foram, entretanto, ganhando espaço em outros automóveis da marca, e quase todos os restantes fabricantes mundiais já optaram pelos grafismos em ecrãs para a instrumentação como traço de modernidade. Mas no caso do TT, a verdade é que esse acabou por ser “apenas mais um” ponto para tornar este num automóvel evoluído na área do design (e tecnologias). Porque, mesmo após duas décadas no mercado, este Audi continua a destacar-se por ostentar um estilo atual que o distingue no “cinzentão” trânsito quotidiano.

 

Por ter um estilo com tanto sucesso, mesmo após duas décadas, não admira que as linhas do automóvel praticamente se mantenham idênticas nesta atualização. Ainda assim, a marca destaca a introdução de uma nova grelha Singleframe, mudanças no portefólio de jantes entre as 18” e as 20” e maior possibilidades de escolha na paleta de cores. Para aqueles que não considerem as formas aerodinâmicas e elegantemente esculpidas do TT suficientes, o seu desportivismo pode ser ainda reforçado com o pack S-Line para o exterior.

A bordo é que existem mais mudanças, com o fabricante de Ingolstadt a expandir a oferta de equipamento base no Audi TT. A maior novidade é a inclusão do Drive Select, a que se junta o volante multifunções que permite controlar todos os parâmetros do infotainment no volante. De resto, continuamos a encontrar uma imagem de topo e muito bem conseguida, onde se destacam o Virtual Cockpit, as saídas redondas da ventilação que parecem as turbinas dos aviões e também os controlos do tablier (ESP, luzes de emergência, bagageira, etc) numa prateleira que parece igualmente inspirada no mundo da aviação. Mais abaixo temos o “centro de comando” composto pelo botão de ignição, e caixa de velocidades e o comando circular para controlar as funções do sistema MMI.

 

Nos motores e mecânica surge desde logo uma grande novidade. Os Audi TT TDi passam a ser apenas uma recordação do passado, pois a partir deste momento ele somente vai surgir com versões a gasolina. As transmissões manual de seis ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades, que foram otimizadas para maior potência nas mudanças mais baixas e uma redução de consumos nas superiores, vão poder ser combinadas com blocos 2.0 TFSI com três níveis de potência distintos e sempre equipados com filtros de partículas.

Optando por uma nomenclatura que já se viu no Audi A1, por exemplo, temos um Audi TT 40 TFSI a debitar 197cv e 320Nm, enquanto o TT 45 TFSI, a poder ser combinado com a tração integral quattro, alcança os 245cv e 370Nm. Para os entusiastas das emoções fortes, o Audi TT S passa a debitar 306cv e 400Nm. Neste modelo as acelerações até aos 100 km/h são alcançadas em 4,5 segundos no coupé, enquanto para o TT S Roadster estão anunciados 4,8 segundos.

O Audi TT 20 Years Edition

Antes de ter lançado com sucesso o Audi TT, em 1998, a marca já antes tinha começado a seduzir os futuros clientes com um conjunto de protótipos que anunciavam as suas intenções. Desses modelos a marca destaca agora o TT Roadster concept desvendado em 1995, onde já eram claramente visíveis as linhas que a marca desejava implementar no TT original e onde outros elementos estavam em destaque. Um deles era o habitáculo caracterizado por uma combinação entre a pele castanha Mocassin e as extensas costuras ‘Panuka’ amarelas dos bancos e outros locais. Esse incrível visual regressa agora ao ativo, para a Audi TT 20 Years Edition.

 

Além do habitáculo dominado por tons castanhos, esta edição limitada a 999 exemplares (total para os roadsters e coupés encomendados) conta ainda com outros detalhes exclusivos, como os logos gravados no volante, punho da alavanca da caixa de velocidades e também, na carroçaria, atrás das rodas dianteiras. A isto junta-se ainda um exterior caracterizado pela pintura em Arrow Gray ou Nano Gray (tal como no concept de 1995) onde sobressai o logo Audi antes do eixo traseiro, as jantes de 19” fliss com as pinças de travão a preto, as saídas de escape com um design diferente e a iluminação Matrix OLED para a traseira.

 

O renovado Audi TT estará disponível para encomenda ainda durante o terceiro trimestre do ano, devendo começar a ser entregue aos clientes ainda em 2018. O Audi TT S estará disponível pouco tempo depois. Brevemente esperamos poder dar-lhe a conhecer as nossas primeiras impressões de condução do renovado Audi TT e a tabela de preços para o coupé e o roadster, bem como para a Audi TT 20 Years Edition.