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Novo Supra acelera pela primeira vez em Goodwood

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 de Julho, 2018

Além do Supra se mostrar numa versão próxima de produção e ser conduzido pela primeira vez em Goodwood, foi confirmado ainda que no próximo ano este desportivo será a base para o carro da Toyota nas NASCAR Xfinity Series.

O mito está cada vez mais perto de regressar, e o Festival of Speed de Goodwood, que abre portas a 12 de julho, é palco de mais uma etapa rumo ao renascer do Toyota Supra. Foi agora confirmado no Twitter da marca que o modelo irá mostrar-se, numa versão próxima de produção, e ser conduzido pela primeira vez na famosa Rampa deste evento britânico, mais uma antevisão depois da revelação de uma versão conceptual com inspiração desportiva em março, no Salão de Genebra. Este ano os felizardos que se desloquem até aos terrenos do Festival de Goodwood vão, portanto, assistir à primeira vez que o novo Toyota Supra acelera num local público.

A marca confirmou ainda que o modelo irá ser também a escolha para substituir, em 2019, o Camry nas NASCAR Xfinity Series. Aqui, ele irá ter um bloco V8 de 5,8L com 700cv, um valor que nem por sonhos vamos poder encontrar na versão de produção. Embora ainda existem algumas divergências nos dados sobre as especificações que circulam, é quase certo que o Toyota Supra vai equipar um bloco de seis cilindros em linha com três litros de capacidade e dupla árvore de cames à cabeça (DOHC). Já na potência, estão a ser anunciados valores entre os 335cv e os 350cv, e um binário máximo que se situa num valor entre 450Nm e 500Nm. Estas diferentes especificações anunciadas também explicam porque alguns revelam uma aceleração dos 0 aos 100km/h em, 3,8 segundos e outros afirmam que serão precisos 4,5 segundos para o indicador da velocidade ascender aos três dígitos.

Concept Supra revelado no Salão de Genebra

 

Com o novo Toyota Supra a ser desenvolvido em parceria com o BMW Z4 (que já foi antevisto neste protótipo), podemos esperar que o desportivo nipónico beneficie do know-how dos bávaros em algumas áreas de desenvolvimento e fabrico. Uma delas será, seguramente, o recurso à fibra de carbono, pois espera-se que a dupla Z4/Supra receba uma estrutura neste material, tal como já acontece com os eletrificados i3 e i8 e com o topo de gama Série 7. Isto deve permitir manter o peso em somente 1496kg, um pouco abaixo da anterior geração e também de um dos modelos com que poderá rivalizar em estrada, o Porsche 911 Carrera.

Um documento que surgiu online há alguns meses (onde eram indicados 335cv às 5500RPM para a potência e um binário máximo de 450Nm entre as 1380RPM e as 5200RPM) apresentava também cifras referentes às dimensões do Supra. E que indicavam que o comprimento seria de 4380mm, a largura de 1855mm, uma altura de 1290mm e uma distância entre eixos de 2470mm. Isto significaria que o modelo seria mais curto e teria as rodas da frente e de trás mais próximas, ao mesmo tempo que seria mais alto e largo. Uma opção que, segundo vem sendo avançado, servirá para aumentar a agilidade do modelo, já que a Toyota estará no novo Supra a dar prioridade às sensações ao volante em relação apenas aos dados “brutos” da aceleração e demais especificações.