É hoje que o Reino Unido bane o Diesel e a gasolina

Texto: André Bettencourt Rodrigues

A informação é avançada pelo “The Guardian”, que revela que o Reino Unido irá anunciar, ainda hoje, um plano muito semelhante à política francesa de Emmanuel Macron e que passa por banir, até 2040, todos os veículos movidos a Diesel e a gasolina. Tal inclui obviamente os híbridos, o que significa que apenas haverá espaço para automóveis elétricos e alternativas como o hidrogénio ou a pilha de combustível.

A juntar a isto, os ministérios do ambiente e do transporte preparam-se para introduzir um novo conjunto de taxas que penalizem os condutores de veículos movidos a gasóleo e gasolina com vista a melhorar a qualidade do ar — um dos maiores flagelos da região, com o último relatório a indicar que os níveis elevados de poluição podem ser responsáveis por cerca de 40 mil mortes por ano. Poderá haver até restrições totais ao nível da circulação de automóveis Diesel em determinadas zonas urbanas, em conjunto com outras medidas, como o re-ordenamento do tempo de atuação dos semáforos para que o impacto destes automóveis ao nível das emissões seja minimizado.

O Reino Unido irá ainda investir cerca de 100 milhões de libras na infra-estrutura de carregamento de veículos elétricos e apoiar esquemas de financiamento à aquisição e leasing de veículos “Plug-In”. Outros 290 milhões serão aplicados na indústria da transformação de veículos e na compra de táxis de emissões reduzidas. Verbas para a construção de mais ciclovias e um fundo especial para a aquisição de veículos mais amigos do ambiente serão igualmente adjudicados aos municípios.

Leia também:

Todos os novos Volvo a partir de 2019 terão motor elétrico

 

Partilhar