Cinco SUVS que querem “dominar o mundo”
Texto: Nuno Fatela
Data: 13 de Dezembro, 2017
São grandes, poderosos e apenas têm um objetivo em mente: superar toda a concorrência que lhes possa surgir pela frente numa estrada. Exemplos de poder de fogo neste segmento, descubra os SUVS mais poderosos do momento.
Recentemente lançado, o Lamborghini Urus foi anunciado como o primeiro Super SUV do planeta, chegando com a ambição de dominar em todos os patamares de performance neste segmento. Mas ele não está sozinho nesta corrida, e existem alguns adversários que prometem fazer-lhe a vida bastante complicada e desejam também eles superar os rivais. O prémio é elevado, pois significa o topo dos topos na área do mercado que tem estado em principal foco nos últimos anos. Conheça agora, na fotogaleria seguinte, os cinco SUVS mais poderosos da atualidade.
Lamborghini Urus
Acabado de chegar, tem números de impor respeito. Como, por exemplo, os curtos 3,6 segundos para atingir os 100km/h e a velocidade máxima de 305 km/h.
Foi apresentado como o primeiro SuperSUV (SSUV) e tem um alvo na mira: o recorde de Nurburgring.
Como o pretende fazer? Espremendo ao limite o seu motor V8 4.0L de 650CV e 850Nm e contar com outros trunfos como o eixo traseiro direcional e a suspensão ativa com barra estabilizadora ativa eletromecânica
Tesla Model X P100D
É menos potente (603CV), mas o facto de ser 100% elétrico da-lhe vantagem nos 0-100km/h, que cumpre em menos de três segundos. É por isso o modelo que dita leis, e luta praticamente sozinho, no mundo dos SUVS elétricos.
A performance em curva é comprometida pelo peso superior e o facto de não ter sido pensado, como o Urus, com foco total nas capacidades dinâmicas (o conforto é, por exemplo, outra área essencial devido ao perfil de clientes). Mas quando está em linha reta...
Bentley Bentayga
É outro modelo que sai prejudicado, pelo menos nas aventuras em circuitos, pelo facto de dar primazia ao luxo e conforto. Isto significa peso que o Urus dispensa, mais precisamente 220kg.
O nível de potência é também inferior, mas pouco, pois o seu W12 supera os 600CV. Além disso, mesmo que não domine no campo das performances, está num patamar de luxo que nenhum outro SUV alcança.
Jeep Grand Cherokee TrackHawk
É um dos maiores rivais diretos no campo das performances, desde logo porque o seu motor é mais potente. A Jeep não esteve com "meias-medidas" e escolheu o V8 6.2L sobrealimentado com 707CV, que surge também nos Hellcat.
É mais veloz na aceleração 0-100km/h que o Urus (além de ser muito mais acessível...) mas o facto de usar de base o já antigo chassis do Mercedes ML pode prejudicar a sua agilidade.
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio
A maior concorrência ao Urus é, neste momento, interna, pois é outro modelo italiano. Isto porque o recorde que a Lamborghini tanto deseja, do SUV mais veloz em Nurburgring, está na posse do Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio.
Um tempo abaixo dos atuais 7:51.7 é o que o modelo da marca do touro vai precisar para poder confirmar a sua candidatura ao título de Rei dos SUVS.
Este poderoso SUV da Alfa Romeo utiliza um motor com origem na Ferrari, que é um V6 2.9L de 510CV e 600Nm. E poderá colocar o Urus em sentido, pois também ele foi desenvolvido a pensar numa condução desportiva e dinâmica de topo.