X-ble Shoulder. Hyundai cria colete com braço robotizado

Com o objetivo de auxiliar os operadores da indústria nos trabalhos mais exigentes e pesados, o Hyundai Motor Group Robotics Lab criou um robot industrial utilizável, denominado X-ble Shoulder, que se assemelha a um colete com um braço articulado. O objetivo é reduzir a carga no ombro em até 60% e prevenir lesões.

O Hyundai Motor Group Robotics Lab desenvolveu um robot industrial utilizável, denominado X-ble Shoulder. Trata-se de um colete com um braço agregado que foi concebido para aumentar a eficiência dos trabalhadores e reduzir as lesões músculo-esqueléticas.

Segundo a Hyundai, este é o primeiro produto da linha “X-ble”, sendo o prenúncio de uma nova era tecnologia “vestível”. Se for utilizado para um “trabalho suspenso”, em que o braço de um operador é levantado, o X-ble Shoulder poderá aumentar a força muscular do braço do utilizador e reduzir a carga sobre o sistema músculo-esquelético superior. 

O aumento da segurança dos trabalhadores, a redução de lesões músculo-esqueléticas, o maior o conforto do utilizador e o aumento da eficiência são as principais vantagens apontadas pelo Hyundai Motor Group Robotics Lab para este colete robotizado.

O X-ble Shoulder tem a capacidade de gerar força de assistência através do seu módulo de compensação muscular em vez de um sistema elétrico, com uma estrutura de geração de binário não alimentada. Isto significa que não há necessidade de carregar o X-ble Shoulder separadamente, tornando a sua manutenção e gestão muito práticas. 

A marca sul-coreana refere que o X-ble Shoulder pode reduzir a carga no ombro em até 60% e a tensão no músculo deltoide anterior/lateral em até 30%, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores.

Prioridade à segurança

O X-ble Shoulder foi concebido tendo como principal prioridade a segurança do utilizador. Inclui materiais compostos de carbono e resistentes ao desgaste utilizados em veículos topo de gama. Devido à sua elevada resistência e peso reduzido, oferece a máxima estabilidade e pode ser utilizado com facilidade e sem esforço, mesmo durante longos períodos.

A Hyundai sublinha que os componentes que tocam diretamente o corpo do utilizador foram concebidos para proteger contra lesões que podem ocorrer em instalações industriais, através da aplicação de material resistente ao impacto utilizado na parte superior da “almofada de impacto” da unidade.

Graças aos componentes robóticos modulares e ao colete amovível e lavável, o X-ble Shoulder é fácil de gerir e pode ser empregue em vários ambientes de trabalho. Além disso, é igualmente compatível com o vestuário de trabalho padrão em muitos diferentes sectores.

Duas versões

O X-ble Shoulder vai ser disponibilizado em duas versões: básica e ajustável. A primeira foi concebida para tarefas em que a postura humana continua a mudar e oferece até 2,9 kgf de assistência.

Esta versão ajustável é ideal para tarefas que repetem o mesmo movimento e permite que os utilizadores definam o ângulo da unidade para obter a máxima assistência de binário, fornecendo até 3,7 kgf de assistência.

Com um peso de aproximadamente 1,9 kg, a X-ble Shoulder pode ser ajustada para se adaptar a cada utilizador. O comprimento do corpo é ajustável entre 406 mm e 446 mm, enquanto a unidade permite o movimento total do braço de 0 a 180 graus sem prejudicar as atividades de trabalho ou de descanso.

Futuro

O X-ble Shoulder será implementado primeiro nos departamentos de produção e manutenção da Hyundai Motor Group. A partir de meados da década, está planeada a expansão das vendas para 27 filiais do Hyundai Motor Group e empresas externas.

A introdução no mercado externo está a ser planeada para 2026, incluindo a Europa e a América do Norte, com base na experiência de vendas no mercado interno.

Além do X-ble Shoulder, o  Hyundai Motor Group tem planos para desenvolver um robot industrial vestível, denominado “X-ble Waist”, para ajudar a levantar cargas pesadas e prevenir lesões na cintura e nas costas.

A Robotics LAB tenciona igualmente desenvolver um robot médico vestível, denominado “X-ble MEX”, para a reabilitação de pessoas com dificuldades de locomoção.

O aumento das doenças congénitas e dos acidentes está a impulsionar a procura de robots portáteis na indústria médica e dos cuidados de saúde, assistindo-se igualmente a uma procura crescente nos setores da indústria transformadora e da defesa.

De acordo com a Mordor Intelligence , o mercado de robots vestíveis e exoesqueletos está estimado em 2,42 mil milhões de euros em 2024 e deverá chegar aos 9,72 mil milhões de euros em 2029.