Os norte-americanos da Apocalypse transformaram um Land Rover Defender nun veículo 6×6 radical, denominado “World Ender” e equipado com um motor V8 de 5,0 litros com 520 cv.
Para muitos fãs dos automóveis, o tamanho é importante e quanto maior, melhor. Não será, portanto, de estranhar que cada vez mais especialistas do aftermarket e do tuning estejam a criar criações com três eixos. Naturalmente que dificilmente se verão a circular nas estradas portuguesas porque terão de pagar, sem apelo nem agravo, Classe 3 nas portagens.
Um dos transformadores de veículos 6×6 mais conhecidos dos Estados Unidos é a Apocalypse Manufacturing, sediada na Flórida, e a sua mais recente criação, denominada “World Ender”, tem por base o Land Rover Defender.
Esta empresa cortou o chassis antes de o prolongar e depois acrescentou um terceiro eixo juntamente com duas rodas. Ao contrário de algumas conversões 6×6, os pneus montados nas jantes das rodas rodas adicionais não se destinam apenas a circular em estrada, mas também para prática de todo-o-terreno à séria.
As alterações vão para além das duas rodas adicionais. A empresa da Flórida também alterou as suspensões do Defender, que permitem aumentar ou descer a altura ao solo em 20 centímetros com um simples toque num botão. Os arcos das rodas possuem uma proteção especial, enquanto os pneus com diâmetro de 38” permitem ultrapassar as condições de terreno mais difíceis.
Transformações radicais
A carroçaria do Defender foi sujeita a várias modificações, destacando-se os pára-lamas alargados, placas de proteção, degraus laterais e uma barra laranja na frente. Os holofotes LED foram montados no tecto juntamente com as barras de tejadilho, enquanto a traseira recebeu barras desportivas e um pneu sobressalente de grandes dimensões na caixa de carga.
Para fazer deslocar este monstro encontra-se por baixo do capot o mesmo motor V8 de 5,0 litros com compressor do Defender que desenvolve uma potência de 520 cv e um binário de 625 Nm. Não é feita qualquer referência relativamente ao peso, mas será bastante mais pesado do que o modelo de produção, com impacto ao nível das prestações.
LEIA TAMBÉM
Só não é para todos! Land Rover Defender descapotável entra em produção
A unidade das imagens já foi entregue a um cliente em Jacksonville, na Flórida, mas a Apocalypse está sempre disponível para construir outros Defender 6×6, desde que os clientes estejam dispostos a pagar nos Estados Unidos cerca de 375 mil dólares (336 mil euros) por esta conversão.