VW vence processo relativo ao desenho do Carocha

Texto: Nuno Fatela
Data: 26 Junho, 2019

A filha de um dos designers que participou no projeto do Beetle original queria agora uma indemnização pelo trabalho realizado pelo pai. No entanto, a VW venceu o processo em tribunal e não haverá legar a qualquer compensação

Embora seja reconhecido que o Carocha é um trabalho com assinatura de Ferdinand Porsche, quando em 1939 ele liderou o projeto de desenvolvimento do VW KrF (que deu origem ao Beetle), ainda há quem considere que tem algo a receber pelo estilo deste automóvel. Como acontece com a filha de Erwin Komenda, um dos designers envolvidos no desenho das icónicas linhas deste modelo, e que colocou a VW em tribunal. Mas a decisão das autoridades judiciais germânicas chegou esta semana, e dá razão à marca.

O processo vinha pedir uma compensação pelo papel de Komenda no sucesso do Carocha. E se é verdade que a filha deste designer se acanhou no prazo da indemnização, exigindo apenas um montante relativo ao estilo do Beetle moderno, não se pode dizer o mesmo relativamente ao montante. Afinal, era pedido que a Vw fosse condenada a pagar 5 milhões de euros. Era alegado que a versão atual deste modelo (que será brevemente descontinuado, mas poderá posteriormente ressurgir como elétrico integrado na família ID) usava traços do original em que Erwin Komenda tinha trabalhado.

 

A decisão do tribunal que dá razão à Vw neste processo relativo ao Carocha tem outra visão. Apesar de reconhecer que Komenda era funcionário da empresa de Ferdinand Porsche e que trabalhou neste projeto, considera que as linhas do Beetle são semelhantes a outros modelos da época, como o MercedesType 130 ou o Tatra V570. E refere que, apesar dos esboços do desenho do carro levados a tribunal que a filha do designer, não fica provado o papel que o seu pai teve no desenho da versão final do Carocha. E alega ainda que existem diferenças significativas entre a geração original e a versão moderna, o que exclui a hipótese de compensações por direitos de autor. Portanto, uma vitória clara para a marca neste processo.

 

Veja também:

Quer um carocha com baterias Tesla?
Volkswagen recupera o Buggy dos anos 60 em concept elétrico
Ensaio: Volkswagen Beetle Dune 2.0 TDI
Pré-reservas do Volkswagen ID.3 quase esgotadas em Portugal

 

Fonte: Automotive News e Autoblog