Para vencer a "corrida até às nuvens" o Volkswagen I.D. R Pikes Peak precisa de… carga elétrica. Uma vez que a prova é feita na montanha, os carregamentos têm as suas condicionantes. Saiba como o elétrico será carregado no percurso. O Volkswagen I.D. R Pikes Peak promete fazer história na mítica prova de Colorado mas nem tudo é fácil. A marca germânica planeia detalhadamente todas as operações para ser bem sucedida e o carregamento do seu desportivo elétrico é uma óbvia preocupação. Dizem os regulamentos da prova que se o participante for forçado a suspender a corrida por questões de segurança tem apenas 20 minutos para dar início a uma segunda tentativa. Significa que o carregamento terá de ser garantido num curto espaço de tempo, o que faz aumentar o calor, entre outros problemas. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/IDR_SHOT02aaaa.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/IDR_SHOT03-aaa.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/IDR_SHOT02-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/IDR_SHOT02-222222.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/04/VW-Pikes-Peak-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/04/VW-Pikes-Peak-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/04/VW-Pikes-Peak-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/04/VW-Pikes-Peak-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/04/VW-Pikes-Peak.jpg] O pacote de baterias está dividido em duas secções – uma localizada atrás do cockpit e outra numa zona próxima – colocado desta forma para entregar o máximo de potência possível. Importa recordar que os dois propulsores debitam 680cv e 650 Nm de binário, possibilitando acelerações do I.D. R Pikes Peak dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,25s. De modo a carregar o pacote de baterias mantendo a temperatura o mais baixa possível, a Volkswagen utiliza dois carregadores rápidos, cada um com 90 kW de capacidade. O problema principal, neste aspeto, reside na temperatura ambiente do paddock, que pode oscilar entre o frio e os 30ºc. Neste último caso, a Volkswagen utiliza ventoinhas de arrefecimento. E a carga nem sequer é garantida por geradores Diesel. Na montanha, a Volkswagen utilizará um gerador alimentado por glicerol, que praticamente não emite fumos ou resíduos nocivos. Explica Marc-Christian Bertram, Chefe de Elétricos e Eletrónica da Volkswagen Motorsport que "o gerador alimentado por glicerol não só fornece o I.D. Pikes Peak com eletricidade amiga do ambiente antes das sessões de treino e da corrida, como também todos os dispositivos elétricos" da área das boxes, abrangendo desde os computadores portáteis dos engenheiros às máquinas de café. Leia também: Porque corre a VW com o 94 em Pikes Peak Energia limpa e sustentável a impulsionar o I.D. R Pikes Peak rumo à glória, assim espera a Volkswagen. A marca confia nas capacidades de Romain Dumas.
Via: AutoWeek Nota: Artigo atualizado às 11h04 de dia 20/06/2018
Via: AutoWeek Nota: Artigo atualizado às 11h04 de dia 20/06/2018