Publicidade

Volvo XC60 vai evitar obstáculos sozinho

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 de Fevereiro, 2017

O modelo vai estrear três novos sistemas de segurança com intervenção na direção do SUV, de forma a evitar colisões.

A Volvo anunciou que vai efetuar no Salão de Genebra a apresentação do novo XC60 e deu agora mais informações sobre as tecnologias que vão ajudar a tornar este modelo num dos mais seguros na estrada. O SUV vai estrear três novos sistemas de segurança com intervenção na direção do automóvel, de forma a que ele seja capaz de contornar de forma autónoma potenciais obstáculos que podem originar acidentes.

A primeira novidade passa pela atualização do City Safety, que entre os 50km/h e os 100km/h irá proceder a manobras evasivas quando verifique que apenas a aplicação da força máxima de travagem não evita o embate com carros, peões, animais ou outros potenciais perigos. Junta-se ainda a atenuação de acidentes com automóveis a circular em sentido contrário, com o XC60 a reagir quando ultrapassa os limites da sua faixa, emitindo um alerta para o condutor e recolocando o automóvel na faixa de rodagem. Esta tecnologia irá estar ativada entre os 60km/h e os 140km/h. A última novidade passa pela evolução do sistema de análise aos perigos nos ângulos mortos de visão, que consegue também desviar-se destas viaturas que o condutor não consegue ver e depois redireciona o SUV para o seu trajeto em total segurança.

O Volvo XC60 vai também incorporar diversos sistemas de segurança que foram disponibilizados numa primeira fase apenas nos topos de gama da Série 90, o que é considerado pela marca como mais um passo na sua Visão 2020. Este é um plano estratégico do fabricante nórdico para aumentar a segurança dos seus automóveis e que tem como objetivo final evitar que qualquer pessoa venha a falecer ou ficar gravemente ferido a bordo de um novo Volvo a partir do início da próxima década.