Volvo vai fornecer XC90 autónomos à Uber

Texto: Miguel Policarpo
Data: 21 Novembro, 2017

A Volvo e a Uber chegaram a um acordo que prevê que entre 2019 e 2021 o fabricante sueco forneça 24 mil unidades do SUV XC90 adaptadas com a tecnologia de condução autónoma.

O negócio entre a Volvo e a Uber prevê que o fabricante sueco forneça 24 mil unidades do XC90 equipadas com tecnologia de condução autónoma. Este acordo, que engloba o período entre 2019 e 2021 que poderá render cerca de 1.2 mil milhões de euros à Volvo, segundo os dados recolhidos pela Financial Times.

A relação entre as duas entidades remonta já a 2014, ano em que começaram os trabalhos de desenvolvimento de um sistema de condução autónomo que será posteriormente incorporado numa frota ‘táxias robô’ da Uber. A Volvo, inclusivamente, já forneceu 200 carros com tecnologia de condução autónoma à Uber, ainda em testes nas estradas de Pitsburgh, de São Francisco e de Temple.

Leia também: Volvo autónomos ficam confundidos com os cangurus

Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, refere que a marca pretende “tornar-se a escolha de referência dos sistemas de condução autónoma e dos serviços de drive sharing“, sublinhando que “o acordo com a Uber é o primeiro exemplo dessa estratégia”.

Conheça o ensaio da Turbo ao Volvo XC90 T8 AWD R-Design

Partilhar