Volvo V60 Cross Country: Fran Staden Till Skogen

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 Setembro, 2018

Igual capacidade nas cidades e nas florestas. Esta é a promessa sueca da nova Volvo V60 Cross Country, lançada inicialmente com um motor a gasolina e um Diesel, mas com versões eletrificadas já confirmadas para um momento posterior

A Volvo continua a expandir a sua oferta no mercado, apostando principalmente em três grandes famílias, as berlinas “S”, as carrinhas “V” e os SUV “XC”. Para a segunda grande família surge agora uma novidade na vertente mais aventureira Cross Country, a designação criada pela marca em 1997 para designar as propostas que se destacam pela versatilidade acrescida, obtida pela conjugação da modularidade das ‘station wagon’ com uma motricidade melhorada que permite avançar para fora do asfalto. Essa é a promessa da nova Volvo V60 Cross Country, um modelo que promete igual à vontade a navegar no trânsito urbano ou no meio das florestas e outros percursos off-road.

Preparada para a aventura

Não sendo conhecidas alterações à capacidade da bagageira em relação à nova V60, lançada já este ano e com preços para Portugal recentemente revelados, devem manter-se os 529L que podem ser estendidos até aos 1364L. As maiores novidades surgem, portanto, na preparação mecânica para deixar as estradas de alcatrão, que começou com o aumento da distância ao solo em 75mm. Além disso, a Volvo V60 Cross Country acolhe alterações ao nível do chassis e suspensão, e conta com um sistema de quatro rodas motrizes que lhe confere maior segurança quando se aventura pela ‘skogen’ (floresta), pela sagen (serra), pela stranden (praia) ou qualquer outro terreno ogästvänliga (inóspito).

 

Também nos sistemas tecnológicos existe uma preparação superior para estas aventuras. Para tal existem sistemas como o Hill Descent Control ou o Corner Traction Control. E também nos modos de condução passa a estar contemplada uma configuração ‘off-road’ que convida à aventura. Mas não é por gostar de ir “partir montes” que a Volvo V60 Cross Country descurou a condução segura em ambiente citadino. Para maior proteção na standen (cidade), ele inclui o City Safety, que é capaz de reconhecer peões, ciclistas e até animais de grande porte. Além disso, a comodidade na condução é propiciada pela possibilidade de recorrer ao Pilot Assist com condução semi-autónoma, a outras assistências diversas e às capacidades do infotainment Sensus Connect.

Ainda sem que a data de chegada ao mercado seja conhecida, já foi confirmado que a Volvo V60 Cross Country estará inicialmente disponível com dois motores. São eles o gasolina T5 e o Diesel D4, surgindo sempre de origem nesta carrinha aventureira o sistema de tração integral. Para um momento posterior ficou também garantida a chegada de novas opções eletrificadas para a gama da Volvo V60 Cross Country.

 

Veja também:

Esta é a nova carrinha Volvo V60
Volvo XC40 de tração dianteira chega a Portugal
Novo S60 é a mais recente novidade da marca sueca
Volvo S90 e V90 agora disponíveis com versões híbridas
V90 Cross Country recebe edição especial inspirada na Volvo Ocean Race

P.S. – Traduções para sueco feitas com recurso ao Google Translator…

Partilhar