Publicidade

Para já no Reino Unido. Volvo deixa de comercializar o S60

Texto: Carlos Moura
Data: 31 de Outubro, 2022

O Volvo S60 deixou de estar à venda no Reino Unido, embora ainda esteja disponível em Portugal mas apenas na versão híbrida plug-in (Recharge). A quebra nas vendas pode ser uma das explicações.

A Volvo Cars deixou de comercializar a berlina S60, adiantando que a decisão é temporária, enquanto reavalia a sua gama. Não se sabe ainda se a medida irá ser estendida a outros mercados. 

O Volvo S60 era uma das duas berlinas comercializadas pela marca sueca e estava disponível numa versão a gasolina micro-híbrida com 1969 cc e 250 cv e numa outra híbrida com bateria recarregável externamente com 455 cv (S60 Recharge).

Volvo S60 – pormenor

Como a Volvo está a apostar fortemente em tornar-se numa marca elétrica até 2030, esta decisão levanta a questão acerca do futuro desta berlina executiva, já que não conta com uma versão cem por cento elétrica.

No mercado português, o Volvo S60 ainda continua presente no configurador da marca, embora apenas na versão Recharge, isto é, híbrida plug-in.

Contudo, quer no Reino Unido, quer em Portugal, a station-wagon V60, que partilha a mesma plataforma e motorizações, continua à venda, assim a berlina S90 e a station-wagon V90.

Reavaliação da gama

Fonte da Volvo Cars afirmou à Autocar que “nenhuma decisão ainda foi tomada acerca dos planos dos futuros modelos”, salientando que todas as atualizações serão “comunicadas” na devida altura.

“Estamos a reavaliar continuamente o nosso portefólio de produto e no âmbito deste processo deixamos temporariamente de vender o S60 no Reino Unido”.

Outra explicação poderá estar relacionada com as vendas do S60. Os números divulgados pela Jato Dynamics (que combinam vendas do S60 e V60) apontam para uma queda de 51% nas matrículas face a 2021, a maior quebra de sempre na gama da Volvo.

LEIA TAMBÉM
Volvo S60 e V60 já disponíveis com motorizações Mild Hybrid

O principal responsável deve ser o S60, já que o V60 continua à venda.

A retirada temporária do S60 também pode ser uma medida da Volvo para se focar na conversão da sua fábrica na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, para a produção de veículos elétricos. O SUV elétrico EX90, que será lançado em 2023, vai ser produzido nessa fábrica.