Publicidade

Dois anos após a apresentação. Volvo EX90 iniciou produção

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Junho, 2024

Passados quase dois anos após a apresentação, o maior dos SUV eléctricos da Volvo, o EX90, entra agora e finalmente, em produção. Momento assinalado com a saída da primeira unidade da linha de montagem, a qual tem, de resto, já dono escolhido…

Produzido na fábrica da marca sueca em Charleston, no estado norte-americano da Carolina do Sul, o EX90 começou por ser apresentado em novembro de 2022, com previsões de entrega das primeiras unidades a clientes, no início de 2024.

A montagem do Volvo EX90 já começou
A montagem do Volvo EX90 já começou

No entanto, vários problemas de software surgidos durante o desenvolvimento acabaram levando a um prolongado atraso, não apenas do arranque das entregas, mas até mesmo do início da produção.

Contudo e ultrapassadas que parecem estar as dificuldades, a Volvo acaba de anunciar, de forma formal, o arranque da produção do seu SUV maior elétrico, com a saída da linha de montagem da primeira unidade: um EX90 na cor ‘Denim Blue’, que tem como destino um cliente norte-americano.

LEIA TAMBÉM
Volvo entra no futuro com o EX90

No entanto, o proprietário do primeiro EX90 para cliente terá ainda esperar cerca de um mês até poder conduzi-lo, uma vez que a Volvo tem agora previsto começar as entregas apenas no segundo semestre de 2024. 

Recorde-se que o SUV elétrico de 7 lugares da marca de Gotemburgo estreia uma nova plataforma, conjugada com uma bateria cuja capacidade bruta anunciada é de 111 kWh, graças à qual a versão mais potente, com dois motores elétricos, Twin Motor Performance, anuncia uma potência combinada de 517 cv, a par de um binário máximo de 910 Nm. Argumentos que permitem ao EX90 acelerar dos 0 aos 96,5 km/h em 4,9s, atributo a que há ainda que somar uma autonomia anunciada de 580 km.

As baterias que equipam o EX90
As baterias que equipam o EX90

Já a versão Twin Motor mais básica, anuncia 408 cv de potência e 770 Nm de binário, perfazendo a mesma aceleração em apenas mais um segundo – 5,9s. Autonomia prometida: 585 km.

O Volvo mais seguro de sempre

A par destes argumentos, destaque, ainda, para o facto do fabricante sueco apresentar este novo modelo como o Volvo mais seguro de sempre, graças à presença de uma câmara exterior de 360 graus, cinco sensores de radar e 16 ultrasónicos, todos eles concebidos para ajudar o veículo a “ler” o mundo em redor e permitir que o condutor possa reagir mais rapidamente, em todas as situações.

EX90 SOP

Em Portugal, mercado onde a marca sueca chegou a divulgar, ainda em 2022, os moldes em que o EX90 seria vendido, o SUV elétrico deverá ficar disponível nas mesmas duas versões atrás citadas, Twin Motor (também com tracção integral AWD) e Performance, com preços revelados à data de 108 165€ (EX90 Twin Motor Ultra AWD 300 kW) e 11 257€ (EX90 Twin Motor Performance Ultra AWD 380 kW)