Publicidade

Volvo celebra hoje 90 anos

Texto: Nuno Fatela
Data: 14 de Abril, 2017

Descubra o que torna esta marca única e veja o vídeo que resume nove décadas de modelos da marca sueca.

Foi pelas 10h da manhã de 14 de abril de 1926 que Helmer Johnson, Sales Manager da Volvo, saiu pelo portão da fábrica de Lundoy, Gotemburgo, aos comandos do primeiro modelo de produção da marca, o ÖV4. Este automóvel azul escuro, que ficaria conhecido como Jakob e utilizava um motor de dois litros com quatro cilindros de 28CV colocado sobre um quadro de madeira de faia e freixo, deu assim início à história do mais famoso fabricante sueco, que hoje comemora precisamente 90 anos.

A marca nasceu do sonho de Assar Gabrielsson e Gustav Larson, os fundadores, que definiram bem os seus objetivos com a expressão “os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. Estava dado o mote para uma história única, e deste então a proteção dos ocupantes é um pilar essencial do emblema nórdico, que é responsável pela introdução nos modelos de produção daquele que ainda hoje é considerado o mais importante avanço de sempre na segurança rodoviária: o cinto de segurança de três pontos. Esta é uma visão que continua a ser espelhada em cada veículo que sai das linhas de produção, como comprovam as sucessivas avaliações de cinco estrelas no EuroNcap, com a marca a destacar que estas são inovações “sem patentes porque para a Volvo a vida não tem preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam”.

The Volvo ÖV4 in production

O fabricante sueco destaca ainda o facto de estar finalmente próxima de cumprir integralmente o sonho de Assar Gabrielsson e Gustav Larson, através da Visão 2020. Este é um compomisso da Volvo de que ninguém irá perder a vida ou ficar gravemente ferido a bordo de um modelo da marca já a partir do início da próxima década, algo que procura alcançar recorrendo a equipamentos diversos como radares, câmaras e sensores, e às soluções de conetividade que permitem trocar informações com as infraestruturas e os outros automobilistas para evitar perigos.

Em Portugal a história da Volvo teve início em 1933, pela mão de Luiz Oscar Jervell, que viria a fundar a AutoSueco. Durante décadas esta empresa foi o representante exclusivo para solo nacional, até que em 2008 nasceu a Volvo Car Portugal, que assumiu a responsabilidade pela importação. Esta é uma história e uma ligação que continua a ganhar novos capítulos recheados de sucesso, como em 2016 quando a marca conseguiu obter um recorde de vendas com 4363 viaturas matriculadas e um crescimento de 22,1% em comparação ao ano anterior. E tudo começou com o ÖV4…