Publicidade

Pelo fim das emissões de carbono no aço. Volvo Cars vai aderir à SteelZero

Texto: Francisco Cruz
Data: 8 de Junho, 2022

A Volvo Cars tornou-se no primeiro fabricante automóvel a aderir à SteelZero, iniciativa que apela à utilização de aço sem recurso a combustíveis fósseis. Medida que vem inserir-se no objectivo último já anunciado pelo construtor de se tornar ambientalmente neutra, até 2040.

Iniciativa que visa ajudar a indústria siderúrgica global a acelerar à transição para a neutralidade de carbono, ao aderir à SteelZero, a Volvo Cars compromete-se a chegar a 2050, utilizando exclusivamente “aço zero” na produção dos seus carros. Ou seja, aço obtido sem recurso a combustíveis fósseis.

O fabricante automóvel sueco recorda que a SteelZero foi lançada pelo Climate Group, em parceria com a ResponsibleSteel, um organismo de normalização e certificação da indústria siderúrgica, capaz de assegurar informação fiável, verificada e auditada por terceiros, sobre a cadeia de fornecimento do aço que será utilizada pelo construtor. Ajudando, assim, a garantir que este provém de fontes responsáveis.

A Volvo Cars pretende que o aço utilizado nos seus automóveis, assim como todo o processo de fabrico do mesmo, seja neutral em termos de emissões de carbono
A Volvo Cars pretende que o aço utilizado nos seus automóveis, assim como todo o processo de fabrico do mesmo, seja neutral em termos de emissões de carbono

Para além da preocupação com a redução nas emissões de CO2, o ResponsibleSteel também se concentra noutras questões importantes, relacionadas como a cadeia de fornecimento de aço, como é o caso dos direitos humanos e laborais, o envolvimento com as comunidades locais, o uso da água e o impacto na biodiversidade.

LEIA TAMBÉM
Na COP26. Volvo assina Declaração de Glasgow pelo fim das emissões

Recordar que a produção de aço é, atualmente, uma importante fonte de emissões de CO2 para a indústria automóvel, representando em média 33% de todas as emissões relacionadas com a produção de um novo automóvel Volvo em 2021.

Já a indústria siderúrgica global, é responsável por cerca de 7% das emissões diretas globais de carbono.

A iniciativa HYBRIT

Relembrar, ainda, que, além da adesão agora anunciada à SteelZero, a Volvo Cars já havia comunicado, no ano passado, o início de uma colaboração com fabricante sueca de aço SSAB, destinada a explorar, de forma conjunta, o desenvolvimento de aço sem fósseis e de alta qualidade, para utilização na indústria automóvel, através da iniciativa HYBRIT. Algo em que o fabricante também foi o primeiro a trabalhar com ambas.

A iniciativa HYBRIT visa substituir o cartão fóssil, na produção do aço, pelo hidrogénio e eletricidade
A iniciativa HYBRIT visa substituir o cartão fóssil, na produção do aço, pelo hidrogénio e eletricidade

Quanto à iniciativa HYBRIT, visa substituir o carvão fóssil, usado tradicionalmente na produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio, obtendo a primeira tecnologia de produção de aço sem recurso a combustíveis fósseis do mundo, com pegada de carbono praticamente nula.