Ainda hoje visto como um dos coupés de maior charme, na história da marca sueca, o Volvo C70 Coupé está a comemorar 25 anos. O que, ainda assim, não impede que, mesmo já descontinuado, continue a poder ser admirado nas estradas nacionais…
Sucessor de modelos como o P1800, 262C e 780, o Volvo C70 Coupé foi apresentado, pela primeira vez, em 1996, no Salão Automóvel de Paris. Com a variante descapotável, ou Cabriolet, a ser apresentada no ano seguinte.
Projectado, desde o início, para ser um 2+2, o C70 destacava-se, desde logo, pelos dois bancos traseiros pronunciados e contornados, assim como pelos motores a gasolina de cinco cilindros, com potências a variar entre os 163 e os 240 cv.
Produzido, de início, na fábrica da Volvo em Uddevalla, na Suécia, o modelo tinha ainda a possibilidade de acoplar transmissão manual de cinco velocidade, ou então automática de quatro ou cinco relações.
A chegada da 2.ª geração
Em produção durante nove anos, o C70 conheceu uma segunda geração em 2005, no Salão Automóvel de Frankfurt. Sendo que, esta nova geração, tinha como principal objectivo afirmar dois automóveis, num só – graças à introdução de um tejadilho rígido rebatível de acionamento elétrico, o modelo tanto se vestia de Coupé, como e através do simples pressionar de um botão, se transformava num descapotável.
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Desenvolvida em colaboração com a italiana Pininfarina, que partilhava com a Volvo, responsável exclusiva pelo design, o desenvolvimento e produção desta segunda geração, o Novo Volvo C70 continuou, contudo, a ser produzido na fábrica de Uddevalla, Suécia.
De resto e tal como na primeira geração, o C70 continuou a ser comercializado com um motor de cinco cilindros em linha, embora e já nesta nova fase da sua exigência, com transmissões manual de seis velocidades e automática de cinco ou seis velocidades.
A segunda e última geração do Volvo C70 manteve-se, de resto, em produção, até 2013, altura em que foi descontinuada. Isto, depois de terem sido produzidos um total de 89.074 unidades. Perto de 20 mil unidades mais que a primeira geração, que terminou o seu ciclo de vida com um total de 70.031 viaturas produzidas.
Das quais, precise-se, 24.395 foram coupés, ao passo que 45.636 eram descapotáveis…