Volvo apostada em evoluir segurança dos ciclistas

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Junho, 2019

A marca sueca aliou-se aos seus compatriotas da POC para investigar o comportamento dos capacetes em diversos testes de colisão

Com a segurança como um traço marcante da sua identidade, a Volvo continua a dar passos neste campo. E como as bicicletas são meio de deslocação cada vez mais popular, aliou-se à especialista em equipamentos desportivos e segurança POC, que fabrica capacetes para ciclistas, de forma a evoluir este equipamento de proteção.  Para tal, surgem os primeiros crash-test mundiais dedicados em exclusivo aos capacetes de bicicleta.

Realizados nas instalações de provas que a Volvo tem em Gotemburgo, estes testes de colisão fazem parte de um estudo a longo prazo das lesões sofridas pelos ciclistas. O procedimento passa por projetar os capacetes contra o capot do carro de diversos ângulos e a diferentes velocidades. Essa variedade de impactos permitirá analisar o comportamento dos capacetes em tipos de colisão distintos.

 

O teste baseia-se nos procedimentos atuais para os automóveis na avaliação da segurança conferida aos peões. O objetivo é desde logo verificar as diferença nas lesões sentidas por ciclistas que utilizem ou não usem o capacete. E servirá também para melhorar este equipamento de segurança, pois a Volvo e a POC explicam que os testes habituais aos capacetes ainda são rudimentares, limitando-se a projetá-los contra superfícies retas ou anguladas, mas nunca tendo em conta o papel dos veículos nestes acidentes. Por esse motivo, com estes primeiros crash-test mundiais a capacetes as parceiras acreditam que será possível à POC  melhorar as capacidades de proteção dos capacetes, enquanto a Volvo aumenta ainda mais os seus conhecimentos nesta área para ajudar os automóveis a proteger melhor as pessoas nos acidentes que envolvem automóveis e ciclistas.

 

Veja também:

Volvo reduz a velocidade dos seus carros
O Ciclo da Segurança do Automóvel explicado pela Volvo
Sete cadeiras de bebés a evitar
Os carros mais seguros… e os menos seguros de 2018
Tesla Model 3 faz teste do alce sem coices (com vídeo)

Partilhar