Volvo antevê futura gama “40” com dois novos concepts

Texto: Nuno Fatela
Data: 19 Maio, 2016

Os protótipos 40.1 e 40.2 revelados pela marca sueca oferecem pistas para a próxima geração de compactos da Volvo que vão começar a surgir em 2017, numa gama que contará com um híbrido de Plug-In e um veículo 100% elétrico.

A Volvo desvendou dois modelos que demonstram a continua aproximação da marca ao segmento Premium, com a revelação dos concepts 40.1 e 40.2 que anunciam a próxima geração de compactos do fabricante nórdico. Tal como o nome indica, estes protótipos anteveem as linhas da gama 40 (atualmente composta pelos V40 e V40 Cross Country), que vão passar a incorporar alguns dos códigos estilísticos já implementados dos modelos de dimensões superiores, como é o caso das óticas com formato “Martelo de Thor” que se vislumbra, por exemplo, no XC90.

 

Estes dois concepts 40.1 e 40.2 também ficaram responsáveis por estrear a nova plataforma modular CMA que será utilizada no fabrico da próxima geração de compactos da Volvo, que vão surgir no mercado a partir de 2017. Entre as vantagens apontadas a esta plataforma destaca-se desde logo a maior liberdade criativa oferecida aos designers, mas também a forma como esta estrutura está já preparada para albergar motorizações alternativas, com a Volvo a anunciar desde já que os próximos “40” vão incluir na oferta um modelo 100% elétrico e também uma variante híbrida de Plug-In. Analisando a imagem dos dois modelos revelados pela marca sueca, no caso do 40.1 estamos na presença de um compacto de cinco portas que, aparentemente, aponta para as futuras linhas dos modelos Volvo V40 e V40 Cross Country, enquanto o concept 40.2 pode significar a introdução também de um futuro crossover na gama, já que as sedutoras linhas deste protótipo apontam na direção deste segmento.