Publicidade

Volkswagen vai abandonar WRC

Texto: Nuno Fatela
Data: 2 de Novembro, 2016

Esta não seria a celebração que a equipa certamente desejava para assinalar o quarto título mundial consecutivo de construtores que foi obtido este fim-de-semana.

A Volkswagen prepara-se para abandonar o Mundial de Rallies, confidenciou uma fonte dentro do grupo germânico, que indicou que a saída de cena vai ocorrer já no final da presente temporada. Esta é mais uma réplica do Dieselgate em redor dos valores errados de emissões do Grupo VW, que têm obrigado o consórcio alemão a reduzir despesas, que esteve também na origem do abandono do WEC por parte da Audi. Além das avultadas multas que foram decretadas em solo americano, a marca irá também ter de recomprar nos Estados Unidos cerca de 500.000 viaturas, a que se junta ainda, por exemplo, a campanha de modificações a 8,5 milhões de automóveis na Europa para que cumpram os limites de emissões decretados.

A marca vai, no entanto, manter em funções os 200 funcionários deste projeto que integram a VW Motorsport, que vão passar para as equipas de desenvolvimento do VW Golf TCR para clientes e para a divisão de rallies da Skoda. O facto da cúpula diretiva do grupo germânico desejar primeiro explicar a decisão aos trabalhadores é um dos motivos que atrasou o anúncio oficial.

No entanto, este foi provavelmente o pior timing possível para que a notícia surgisse, já que no último fim-de-semana, a marca conseguiu juntar o quarto título mundial de marcas consecutivo ao tetra-campeonato obtido por Sebastien Ogier. Além disso, existe mais um fator que torna estranho o momento da decisão, e que deriva do facto do novo VW Golf GTI WRC de 2017 estar praticamente finalizado (esperava-se que fosse apresentado no final de outubro), tratando-se de um modelo que teve de ser desenvolvido a pensar nas alterações dos regulamentos para a próxima temporada. Este automóvel seria a aposta da marca para manter o domínio total da categoria, ganhando os quatro títulos de pilotos e de equipas disputados desde 2013 e obtendo 42 vitórias em 51 provas, um registo que ainda poderá subir para 43 triunfos na Austrália, a derradeira prova antes do abandono do WRC por parte da Volkswagen.