Volkswagen Transporter recebe três novos derivativos

A Volkswagen Transporter passou a contar com mais três derivativos que vêm reforçar a versatilidade e a oferta da gama de comerciais de dimensões médias da marca alemã. Os novos reforços podem vir equipados com motores diesel de 110 cv ou 150 cv, ou elétricos com potências de 136 cv, 218 cv e 286 cv.

A Volkswagen Veículos Comerciais está a reforçar significativamente a oferta da nova geração da Transporter. Após o lançamento das versões furgão com paredes laterais em chapa e furgão de cinco lugares, a marca alemã anunciou a disponibilização de três novos derivativos: chassis-dupla com baixa metálica basculante; Painel Van Plus para transporte de carga e passageiros; uma variante baseada nesta última proposta com divisória do compartimento de carga em forma de L.

O chassis-cabina dupla é um derivativo que se insere num segmento onde a oferta é escassa, estando vocacionado para atividades como a construção civil, construção de estradas, florestas e jardinagem.

A Transporter Chassis-Cabina Dupla será proposta com motorizações diesel ou elétricas. No primeiro caso está disponível o bloco 2.0 TDI que oferece níveis de potência de 110 cv ou 150 cv nas versões de tração dianteira, enquanto as de tração integral (4Motion) estão sempre associadas à opção mais potente com caixa automática de oito relações.

As versões elétricas, por sua vez, são disponibilizadas em três níveis de potência: 136 cv (100 kW), 218 cv (160 kW) e 286 cv (210 kW). A bateria da e-Transporter de tração traseira tem uma capacidade útil de 64 kW e a transmissão tem apenas uma relação.

A Transporter Chassis-Cabina Dupla é baseada na variante com distância entre-eixos longa, enquanto o habitáculo possui uma segunda fila com três lugares. A caixa de carga tem um comprimento de 2,17 metros e uma largura de 1,95 metros. A altura de carga situa-se entre os 96 centímetros e os 98 centímetros. Os taipais laterais em alumínio podem ser baixadas.

Panel Van Plus

O derivativo Panel Van Plus foi projetado para garantir uma combinação de transporte de mercadorias e de passageiros, mas com alguns constrangimentos. Esta versão carateriza-se por contar com uma segunda fila de três lugares, enquanto na frente são disponibilizados dois assentos individuais ou um banco para o condutor e um duplo para o acompanhante.

A segunda fila pode ser levantada para disponibilizar o volume útil de carga do furgão, mas, nesta configuração, perdem-se os assentos traseiros. Entre o compartimento de carga e dos passageiros dianteiros existe uma divisória com um óculo, que fica fixa e inamovível, como estabelece a legislação atualmente em vigor. Se a opção recair na utilização das duas filas perde-se algum volume útil de carga. 

Esta versão vem equipada, de série, com uma porta lateral vidrada no lado do passageiro, estando disponível, em opção, uma outra no lado do condutor, igualmente vidrada.

Com base no Panel Van Plus, a Volkswagen desenvolveu um derivativo com divisória metálica do compartimento de carga em forma de L, a qual separa os lugares dianteiros e os dois assentos individuais da segunda fila.

No lado do condutor, o comprimento do compartimento de carga prolonga-se até à primeira fila de assentos, possibilitando o transporte de objetos mais longos. Este derivativo está disponível, em opção, com dois lugares dianteiros, mas vem sempre com duas portas laterais deslizantes, sendo vidrada no lado do passageiro.