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Volkswagen Tanoak Concept mostra-se aos americanos

Texto: Nuno Fatela
Data: 29 de Março, 2018

Os americanos gostam de pick-ups, e a Volkswagen quer que os americanos gostem dela. Para isso, apresentou o protótipo de uma pick-up, a Volkswagen Tanoak Concept, que pode dar origem a uma nova proposta da marca para o mercado americano. Uma região onde chegará um novo SUV de cinco lugares da marca que é antevisto pelo Atlas Cross Sport Concept.

Mesmo com todos os “humores” de Donald Trump relativamente aos fabricantes europeus, marcas como a Volkswagen olham com um interesse cada vez maior para o mercado norte-americano. Como ficou novamente demonstrado no Salão de Nova Iorque, onde a marca apresentou dois concepts que podem dar origem a propostas destinadas a segmentos importantes nesta zona. O exemplo mais marcante desse esforço é a Volkswagen Tanoak Concept, que anuncia intenções relativamente ao lançamento de uma pick-up. Já confirmado para 2019, ano em que chega também o novo VW Jetta aos Estados Unidos, foi um SUV de cinco lugares inspirado no Atlas Cross Sport Concept.

 

Volkswagen Tanoak Concept

Esta é uma pick-up de cabina dupla que tem um visual na dianteira bastante semelhante ao Atlas, um SUV que a marca germânica comercializa do outro lado do Atlântico. Apesar disso, como se trata de um protótipo, existem sempre aqueles elementos de cariz mais futurista, como o “abuso” na utilização de LEDS. Neste caso, eles estão até embutidos no compartimento posterior, servindo por isso para iluminar a caixa de carga. Este compartimento foi pensado não apenas para uma ótica laboral mas igualmente de forma a seduzir os que procuram uma pick-up para o lazer, já que o comprimento de 1,62m e a largura de 1,45m facilita o transporte de bicicletas, pranchas de surf e outros equipamentos.

A Volkswagen Tanoak Concept tem um comprimento de 5,43m e uma distância ao solo de 25cm. Em termos estéticos, destacam-se no exterior as formas similares ao SUV Atlas até ao Pilar B, as proteções volumosas em plástico sobre as cavas das rodas, bem como as jantes de 20” numa combinação cromática entre tons alumínio e preto. Já a bordo é enfatizada uma operacionalidade digital quase a 100%, alcançada através de diversos ecrãs. A motorização escolhida para esta pick-up, que tem um nome inspirado numa árvore da Costa Pacífico dos Estados Unidos, foi um V6 TSI que debita 276cv.

 

Volkswagen Atlas Cross Sport Concept

Esta novidade anuncia uma futura versão de cinco lugares para o SUV Atlas, partindo da mesma plataforma MQB (cuja versatilidade é demonstrada pela aplicação ao Volkswagen Tanoak Concept) mas com um comprimento inferior em 25cm. Ele procura obter um estilo mais desportivo e de linhas inspiradas nos coupés, contando com um Pilar C muito esguio e extremidades curtas. Além do trabalho de LEDS na dianteira a marca destaca também no design a forma como as volumosas cavas das rodas canalizam atenções para as jantes de 22” com polimento gloss.

Destaque no exterior ainda para a faixa em alumínio que faz a passagem das laterais para a traseira, acima da qual se encontram as luzes LED posteriores. Além disso, este elemento decorativo ganha maior volume num segundo embelezamento mais abaixo, na zona de envolvência das ponteiras de escape.

A bordo temos uma primazia das linhas horizontais no estilo, com um painel de instrumentos digital cujo visual se altera consoante os estilos Sport, Snow, On-Road e Off-Road. Ao lado surge um ecrã com navegação 3D, que pode ser acompanhada de diversas personalizações na faixa superior. Existem ainda faixas longitudinais, com secções de alumínio, que se prolongam na parte inferior ao centro, envolvendo os controlos táteis para funções como climatização e aquecimento dos bancos, a manete da caixa DSG e os controlos para escolher entre os modos de condução E-Mode (elétrico), Hybrid, GTE (híbrido mais desportivo), Off-Road e Battery Hold/Charge (preservar a capacidade e recarregar as baterias).

Na mecânica a marca optou para o Volkswagen Atlas Cross Sport Concept por uma combinação híbrida com um V6 TSI de 276cv, e motores elétricos no eixo dianteiro (54cv) e traseiro (114cv). E ele foi pensado para duas modalidades distintas. Se recorrer a uma bateria de 18kWh, ele será um híbrido de Plug-In com 50km de autonomia elétrica. Mas existe a opção por um armazenamento com apenas 2kWh, o que significa a configuração deste protótipo como um híbrido em série.