Anunciada a intenção de fazer renascer a extinta marca de veículos offroad Scout, o Volkswagen Group terá decidido recorrer a um parceiro europeu, para desenvolver os veículos que representarão o regresso do emblema norte-americano. Parceiro que é, nada mais, nada menos, que a austríaca Magna Steyr.
A notícia foi veiculada pelo jornal regional austríaco Kleine Zeitung, que assegura que o Volkswagen Group decidiu recorrer ao know-how da Magna Steyr, empresa de engenharia austríaca com um já longo percurso no desenvolvimento de veículos automóveis e de todo-o-terreno, para desenvolver a primeira proposta da futura Scout.
Lançada na década de 60, a marca norte-americana nasceu com o nome "International Harvester Scout", enquanto fabricante não só de veículos todo-o-terreno, mas também de tratores, camiões e até motores e equipamentos agrícolas.

Contudo, apenas pouco mais de duas décadas após o início da caminhada, em 1985, a empresa acabaria por fechar portas, vítima das dificuldades financeiras, às quais apenas resistiria a divisão de camiões "Navistar International". Mas que e ainda assim, acabaria comprada, já em 2020, pela empresa de camiões pesados do Grupo Volkswagen, Traton.
Apostada em relançar a marca norte-americana, agora apenas como Scout e na forma de veículos de todo-o-terreno elétricos, o Volkswagen Group terá estabelecido, entretanto, contratado os serviços da Magna Steyr, num negócio que, segundo o mesmo periódico, rondará os 450 milhões de euros.
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Em resultado do qual, a empresa austríaca, que tem no seu currículo modelos como o Mercedes-Benz Classe G ou o Jaguar I-Pace, contribuirá com o seu know-how para desenvolver um novo offroad, capaz de ombrear com propostas como o Ford Bronco ou o Jeep Wrangler.
Um desafio ambicioso
Recorde-se que o Volkswagen Group assumiu, em 2022, o desafio de fazer renascer a marca Scout para a América do Norte, também como forma de conquistar, de vez, um mercado em que ainda não conseguiu afirmar-se, enquanto rival directo das principais marcas generalistas.

A ajudar a este objectivo, o grupo anunciou ainda a construção de uma fábrica no estado norte-americano da Carolina do Sul, especificamente para a produção de veículos elétricos, e que implicará um investimento na ordem dos dois mil milhões de dólares, pouco mais de 1,8 mil milhões de euros, à cotação atual.
Quanto a modelos, a Volkswagen confirmou o lançamento de, pelo menos, duas propostas com o emblema Scout, um todo-o-terreno e uma pick-up. Ambos 100% elétricos.