Após ter anunciado o lançamento de nove modelos elétricos novos até 2027, incluindo o sucessor do Volkswagen eUp que terá um preço a partir de 20 mil euros, a marca alemã revelou os primeiros esboços daquele modelo, que tem apresentação agendada para março.
Contudo, o elétrico de entrada na gama da Volkswagen só começa a ser comercializado em 2027. Ainda subsistem dúvidas se irá ser designado ID.1, One ou qualquer outra coisa, já que segundo o site Carmoses, a marca alemã registou a marca ID.EVERY1 na agência de propriedade intelectual da União Europeia (EUIPO). Provavelmente, esse será o nome do protótipo que acaba de ser anunciado, sendo possível (ou não) que a versão de produção receba a designação de ID.1.
A Volkswagen quis desenvolver o ID.1 em conjunto com a Renault, mas os dois fabricantes decidiram seguir caminhos separados no ano passado. A marca francesa já deu a conhecer as primeiras imagens do renascido Twingo, um citadino elétrico que deverá entrar em comercialização em 2026, isto é, um ano antes do ID.1.
Em maio de 2024, o CEO da Renault Luca de Meo descreveu a colaboração falhada como “uma última oportunidade”. À semelhança do pequeno elétrico da Volkswagen, o novo Twingo também irá custar cerca de 20 mil euros.