Volkswagen revela esboços do seu elétrico mais acessível

A Volkswagen divulgou os primeiros esboços oficiais do seu elétrico mais barato, que custará cerca de 20 mil euros. O novo modelo, que se poderá chamar ID.1, irá ocupar o lugar outrora ocupado pelo eUp.

Após ter anunciado o lançamento de nove modelos elétricos novos até 2027, incluindo o sucessor do Volkswagen eUp que terá um preço a partir de 20 mil euros, a marca alemã revelou os primeiros esboços daquele modelo, que tem apresentação agendada para março.

Contudo, o elétrico de entrada na gama da Volkswagen só começa a ser comercializado em 2027. Ainda subsistem dúvidas se irá ser designado ID.1, One ou qualquer outra coisa, já que segundo o site Carmoses, a marca alemã registou a marca ID.EVERY1 na agência de propriedade intelectual da União Europeia (EUIPO). Provavelmente, esse será o nome do protótipo que acaba de ser anunciado, sendo possível (ou não) que a versão de produção receba a designação de ID.1.

A Volkswagen quis desenvolver o ID.1 em conjunto com a Renault, mas os dois fabricantes decidiram seguir caminhos separados no ano passado. A marca francesa já deu a conhecer as primeiras imagens do renascido Twingo, um citadino elétrico que deverá entrar em comercialização em 2026, isto é, um ano antes do ID.1.

Em maio de 2024, o CEO da Renault Luca de Meo descreveu a colaboração falhada como “uma última oportunidade”. À semelhança do pequeno elétrico da Volkswagen, o novo Twingo também irá custar cerca de 20 mil euros.

Estilo jovial

Os novos esboços foram criados por Andreas Mindt, o responsável de design da Volkswagen, acompanhados pela seguinte descrição: “Confiança arrojada encontra a simplicidade eterna! Com este design compacto, mas espaçoso, o nosso novo automóvel de entrada combina funcionalidade com um estilo sem esforço. Desde a frente carismática à traseira sorridente, cada detalhe cria uma ligação jovial”.

O pequeno hatchback de cinco portas tem proporções semelhantes ao Volkswagen ID.Life concept apresentado em 2021, embora com uma linguagem de design mais divertida.

Os grupos óticos com gráficos 3D estão integrados na grelha escura, juntamente com um emblema iluminado da marca. Outros detalhes incluem luzes de circulação diurna esguias no pára-choques dianteiro, guarda-lamas esculpidos, sugerindo jantes de liga leve de grandes dimensões.

O ID.1 terá uma linha motriz idêntica à do ID.2, com o qual partilhará a plataforma MEB Small. Ao contrário da MEB convencional utilizada pelo ID.3 e por outros elétricos de maiores dimensões, foi projetada sobretudo para viaturas de tração dianteira.

A capacidade da bateria não foi revelada, mas a marca anuncia uma autonomia de até 450 quilómetros em ciclo WLTP, sendo possível recuperar entre 10% a 80% da carga em cerca de 20 minutos.