Volkswagen recupera o Buggy dos anos 60 em concept elétrico

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 Março, 2019

Da mesma forma que o carocha serviu de origem para vários modelos nos anos 60, fica agora demonstrada a intenção de fazer da plataforma MEB para elétricos uma base para modelos como o VW ID Buggy

Uma das vantagens dos grandes fabricantes é, graças à economia de escala, conseguir tornar mais reduzidos os custos de produção. Sabendo dessa vantagem, o Grupo Volkswagen procura agora atrair interessados em utilizar a sua plataforma para modelos elétricos, a MEB, replicando nas novas motorizações uma estratégia que deu frutos nos anos 60. Nessa época diversos fabricantes recorreram ao famoso carocha como base para buggys e diferentes modelos que cruzaram as praias da California e outros locais. Agora, com o VW ID Buggy, a possibilidade disso acontecer repete-se.

Sobre a MEB vemos uma simpática carroçaria fabricada em aço, alumínio e plástico, e na qual traços como as óticas redondas evocam a memória do Carocha. Fazendo da versatilidade um dos elementos-chave deste modelo, a marca germânica revela que o VW ID Buggy pode mesmo “trocar de roupa”, recebendo outras carroçarias. E até com a possibilidade de ser transformado em modelo para quatro ocupantes.

Já que este concept recorre à plataforma MEB, não é difícil perceber que a movê-lo está um motor elétrico. Ele foi colocado sobre o eixo posterior, fazendo com que as rodas traseiras receba os seus 204cv e 310Nm de potência. Com o pack de 62kWh e limitado a 160 km/h de velocidade, o VW ID Buggy garante 250km de liberdade antes de ter de ser “preso” à tomada para carregar.

Se a sua ideia for “partir dunas”, pode ainda ser equipado um segundo motor na dianteira. O que permite recorrer ao sistema de tração integral 4Motion, garantindo que o VW ID Buggy se move com maior facilidade em terrenos de menor aderência. Para essas aventuras off-road, este concept surge ainda com as jantes de 18” envolvidas por pneus BF Goodrich AllTerrain, com 255/55 na frente e 285/60 na retaguarda.

 

Veja também:

As novidades do Salão de Genebra
T-Roc R mostra o lado desportivo deste SUV compacto
Pão de Forma que ficou na história de Woodstock renovada
Passat europeu estreia em Genebra

Partilhar