A Volkswagen vai deixar de produzir o utilitário Polo na Europa, que passará a ser construído exclusivamente na fábrica de Kariega, na África do Sul. A unidade de Pamplona vai estar afetada aos veículos elétricos.
Após 40 anos, a Volkswagen deixou de produzir o Polo na Europa. O popular modelo utilitário saía das linhas de montagem da fábrica de Pamplona, em Espanha, mas agora irá ser produzido exclusivamente na fábrica de Kariega, na África do Sul.
A unidade espanhola, por seu lado, está a ser sujeita a uma profunda remodelação e a preparar-se para a montagem de dois novos pequenos veículos elétricos.
As vendas do Volkswagen Polo têm vindo a diminuir nos últimos anos, mas este modelo ainda continua a ser importante para a marca alemã. Nos primeiros oito meses de 2024 foram comercializadas 90 mil unidades, o que significa que é o oitavo automóvel mais vendido na Europa.
O Volkswagen Polo começou a ser da linha de montagem de Pamplona em 1984 e a produção terminou oficialmente em julho deste ano. Nestes 40 anos foram fabricadas 8,4 milhões de unidades em Espanha.
Ultrapassado pelo T-Roc
Contudo, as vendas do Polo foram superadas por modelos como o T-Roc, fabricado na AutoEuropa em Palmela. Assim, tudo indica que a Volkswagen decidiu que não fazia sentido produzir aquele utilitário em Espanha e na África do Sul.
A Volkswagen vai continuar a produzir o T-Cross e o Taigo na unidade de Pamplona, onde estão a decorrer mudanças para o fabrico de dois pequenos SUV elétricos a partir de 2026, sendo que um deles vai ser comercializado com a marca Volkswagen e o outro com a insígnia Skoda.
Segundo o Automotive News, aqueles dois modelos de tração dianteira vão utilizar uma versão encurtada da conhecida plataforma MEB, que está presente em vários modelos do Volkswagen Group. O modelo da marca de Wolfsburgo deverá ser batizado de ID2all e irá posicionar-se abaixo do ID.3 na atual gama.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Polo 1.0 TSI Style. Marcar a diferença
Uma versão hatchback do ID2all também ser disponibilizada, a qual será produzida juntamente com o Cupra Raval na fábrica de Martorell, em Espanha. O pequeno SUV elétrico da Skoda terá a designação Epiq e deverá ter um preço de entrada a partir de 25 mil euros.