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Volkswagen revela quase tudo sobre a nova Transporter

Texto: Carlos Moura
Data: 13 de Dezembro, 2023

A nova geração da Volkswagen Transporter está prestes a chegar, tendo a marca revelado as primeiras imagens do exterior, ainda que com camuflagem, bem como do interior. A nova gama vai estar disponível em vários derivativos, duas distâncias entre-eixos e três tipos de motorizações: diesel, híbrida plug-in e elétrica.

A nova geração da Volkswagen Transporter vai ter estreia mundial em abril de 2024, mas a marca alemã já divulgou as primeiras imagens do novo modelo, embora com o exterior ainda camuflado, e anunciou o início das pré-reservas na Alemanha. Entretanto revelou as primeiras informações sobre a nova gama de comerciais de dimensões médias, a qual, como já é público, foi desenvolvida em parceria com a Ford e será produzida na Turquia na fábrica da Otosan.

O projeto de desenvolvimento da nova gama de comerciais de dimensões médias da Volkswagen e da Ford contou com um maior envolvimento da equipa de engenharia e design da marca alemã que procurou, com sucesso, manter o ADN da Transporter. Isso está patente nas linhas exteriores que adotam a mais recente linguagem de design da Volkswagen, assegurando uma continuidade com as gerações anteriores deste modelo. 

O design frontal e traseiro permite à nova Transporter ser imediatamente identificável como um membro da gama da Volkswagen Veículos Comerciais. As luzes dianteiras em LED integram a dotação de série e são os elementos que definem as linhas bastante aerodinâmicas dos veículos comerciais desta dimensão. Os grupos óticos traseiros também são de série.

À semelhança das suas antecessoras, a nova Transporter também pode vir com portão traseiro basculante ou com portas duplas de batente.

Dois comprimentos e alturas

Em termos de dimensões exteriores, a versão curta da nova Transporter cresceu 14,6 centímetros relativamente à antecessora para 5,05 metros, enquanto a distância entre-eixos também aumentou 9,7 centímetros para 3,10 metros. A variante longa, por sua vez, tem mais 40 centímetros de distância entre-os-eixos, permitindo aumentar o comprimento total para 5,45 metros. A largura exterior é de 2,03 metros, ou seja, tem mais 12,8 centímetros.

A nova Transporter vai ser comercializada em vários derivativos: furgão de mercadorias, furgão Plus com segunda fila de assentos, furgão com partição em L, Kombi com vidros na traseira e um chassis-cabina dupla longo. As versões específicas de passageiros vão chegar mais tarde e serão comercializadas como Caravelle. A Kombi e o furgão também serão propostos com tecto alto e distância entre-eixos longa. O furgão curto também pode vir com tecto alto.

O aumento do comprimento exterior, da distância entre-eixos e da largura entre as cavas das rodas permitiu disponibilizar um compartimento de carga com um volume útil de 5,8 m3 no furgão curto de tecto normal. A versão diesel de chassis curto viu aumentar a capacidade de carga de 1,2 para 1,3 toneladas. No furgão longo de tecto alto, o volume útil chega aos 8,7 m3.

TDI, eHybrid e elétricas

A nova gama foi desenvolvida a partir de uma plataforma multi-energias que permite disponibilizar motorizações diesel, baseadas num novo bloco de 2,0 litros com 110 cv, 150 cv e 170 cv; híbrida plug-in com potência combinada de 233 cv; e elétricas, com 85 kW (116 cv), 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv). A versão elétrica de entrada terá motor de 85 kW e bateria de 54 kWh; nas restantes, a capacidade será de 83 kW. Em função da bateria, a autonomia anunciada situa-se entre os 250 km e os 420 km.

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As versões TDI e eHybrid terão tração dianteira. A marca anuncia um diâmetro de viragem das rodas de 11,8 metros na versão curta, pouco superior aos 10,9 metros do Golf VIII, e de 13 metros no longo. O sistema de tração integral 4MOTION estará disponível em opção nas motorizações de 150 cv e 170 cv. As versões elétricas terão tração traseira, estando prevista uma opção de tração integral para mais tarde.

O equipamento de série da nova Transporter também será alargado, incluindo travão elétrico com função Auto Hold, painel de instrumentos digital de 12” (Digital Cockpit), sistema de infoentretenimento, quer inclui DAB+, Apple CarPlay, Android Auto, ecrã tátil de 13”, volante multifunções, sensor de chuva, assistente de manutenção de faixa de rodagem, travagem de emergência e reconhecimento de sinais de trânsito).