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Preços conhecidos. Volkswagen Multivan lançado em Portugal como Classe 1

Texto: Carlos Moura
Data: 3 de Março, 2022

A Volkswagen Veículos Comerciais lançou no mercado nacional o novo Multivan, um MPV com lotação até sete lugares, que beneficia da homologação de Classe 1 com Via Verde. A nova proposta de passageiros da marca alemã está disponível em três níveis de equipamento, uma série especial e quatro motorizações, incluindo uma PHEV com 218 cv. 

Ao contrário do que podem sugerir as imagens, o novo Volkswagen Multivan não é uma nova versão de passageiros do comercial Transporter, mas, sim, um novo modelo de passageiros com lotação até sete lugares, baseado na plataforma MQB, que vem substituir não só a Sharan como também as versões de tração dianteira da anterior geração da Multivan. 

Segundo o importador, o novo modelo recupera o espírito do Pão de Forma original e procura ocupar um espaço no segmento dos monovolumes de sete lugares, cuja oferta tem vindo a diminuir ou a ficar desatualizada.

O novo Volkswagen Multivan dirige-se sobretudo a famílias com dois ou mais filhos e com bastante interesse em tecnologia. Entre os clientes potenciais deste modelo, a Volkswagen identifica atuais proprietários de SUV-B, de monovolumes ou mesmo station-wagons, que procuram mais espaço, funcionalidade e modularidade.

Em termos de dimensões exteriores, a versão “curta” do novo Multivan tem um comprimento de 4,97 metros, isto é, mais 12 centímetros do que a Volkswagen Sharan, mais oito centímetros do que a Passat Variant e mais 3,4 centímetros do que o Audi A6 Avant.  

Versatilidade e funcionalidade

Desenvolvido a partir da plataforma MQB do Grupo Volkswagen, o Multivan carateriza-se pelas suas proporções vigorosas, que aproveitaram ao máximo a distância entre-eixos de 3124 mm para disponibilizar um habitáculo bastante espaçoso. Tudo foi pensado detalhadamente para proporcionar um elevado conforto e versatilidade, desde os bancos individuais e deslizantes sobre calhas na segunda e terceira filas até à possibilidade de remoção dos mesmos para aumentar a capacidade de carga ou permitir transportar objetos de maiores dimensões, como bicicletas.

O painel de bordo é totalmente novo e muitas dos comandos são assegurados por teclas ou botões de toque digital. O painel de instrumentos, por sua vez, oferece, de série, o “Digital Cockpit” e o sistema de informação “Ready 2 Discover”.

O novo Multivan recebe ainda uma mesa flexível, assente no sistema de calhas, que pode ser usada como uma consola central, não apenas na frente, mas em qualquer fila de bancos.

A seleção dos modos de condução é efetuada pelo sistema digital “shift-by-wire”, através de um pequeno comando no painel de bordo, solução que economia o espaço ocupado tradicionalmente pela alavanca da transmissão da caixa de dupla embraiagem. O travão de estacionamento também é elétrico.

O Multivan também vem equipado, de série, com um tecto de vidro panorâmico de duas partes com uma superfície total de 1,8 m2. Um revestimento “LowE” (vidro refletor de baixa absorção de calor) reduz a radiação térmica de entrada em 44%. 

Versão eHybrid

No capítulo mecânico, o novo MPV da Volkswagen vai ser proposto em quatro motorizações, incluindo uma híbrida plug-in com 218 cv, duas a gasolina com 136 cv e 204 cv e uma diesel com 150 cv, mas esta última só chegará no segundo semestre.

Uma das apostas da Volkswagen é a versão eHybrid, que oferece uma autonomia em modo elétrico de aproximadamente 50 quilómetros. O sistema híbrido plug-in combina um motor a gasolina turbo de 1,4 litros, um motor elétrico, uma transmissão de dupla embraiagem e uma bateria de iões de lítio de 13 kWh (capacidade líquida de 10,4 kWh).

Desde que tenha a bateria carregada, o Multivan eHybrid arranca sempre em modo elétrico e só a uma velocidade de 140 km/h é que entra em funcionamento o motor de combustão. 

A combinação do depósito de combustível de 45 litros e da bateria de iões de lítio assegura uma autonomia total do Multivan eHybrid de até 700 quilómetros em ciclo WLTP. O consumo médio anunciado é de 1,6 l/100 km e de 14,6 kWh/100 km. 

A oferta mecânica é complementada por dois motores sobrealimentados a gasolina e um bloco turbodiesel, que oferecem níveis de potência de 136 cv a 204 cv.

Travel Assist

O Volkswagen Multivan pode receber mais de 20 sistemas de ajuda à condução. As soluções de série estão sempre a bordo e incluem “Car2X” (sistema de alerta local), o sistema de monitorização da área de assistência dianteira, incluindo a travagem de emergência em cidade. 

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Os novos sistemas incluem “IQ.DRIVE Travel Assist”, que possibilita uma condução semiautónoma entre 0 e 210 km/h. O sistema compreende o “Adaptive Cruise Control” (ACC) com assistente de colisão frontal “Front Assist”, com travagem de emergência autónoma, e o sistema “Lane Assist” que deteta os limites da faixa de rodagem através de uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas, aumentando significativamente a facilidade de condução e segurança em viagens de média e longa distância.

Três níveis de equipamento

O Volkswagen Multivan está disponível em três níveis de equipamento – Multivan, Style e Life – e ainda na série especial de lançamento Energetic. A dotação de série compreende portas laterais elétricas, portão traseiro elétrico, câmara traseira, jantes de liga leve de 18”, rádio Ready 2 Discover. 

Em termos de preços, o Multivan Life 1.5 TSI de 136 cv está disponível a partir de 50.051 euros, enquanto a versão 2.0 TSI de 204 cv é proposta a partir de 56.129 euros. Já a variante equipada com motor 2.0 TDI de 150 cv pode ser encomendada por 57.752 euros. Quanto à versão eHybrid, o preço de venda ao público é de 58.285 euros, mas para empresas está disponível por 34.990 euros + IVA, estando enquadrada no primeiro escalão de tributação autónoma.

No nível de equipamento Style, os preços situam-se entre os 62.871 euros e os 65.021 euros para as versões de chassis curto. 

Outra boa notícia para os potenciais clientes é a sua classificação como Classe 1 nas portagens das autoestradas, com identificador de Via Verde. Este modelo também está disponível numa versão Longa, com mais 20 centímetros de comprimento, aumentando a dimensão exterior para os 5,17 metros.