Volkswagen mostra os seus StreetMate e CitySkater

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 Março, 2018

Estas são duas soluções de micromobilidade que a marca expõe no Salão de Genebra. O objetivo de criações como os VW StreetMate e CitySkater é reforçar as vantagens ambientais dos futuros modelos elétricos ID.

A Volkswagen mostrou no Salão de Genebra dois novos produtos que pretendem ajudar a fazer a transição rumo a uma mobilidade isenta de emissões. Trata-se de uma scooter elétrica, designada VW StreetMate, e da trotinete CitySkater, que servem para fazer as derradeiras partes dos trajetos em cidade, apostando nas viagens intermodais como forma de retirar automóveis dos grandes centros urbanos. Estes dois meios de transporte estão a ser apresentados como o complemento ideal para a visão de mobilidade limpa preconizada pela berlina ID Vizzion e os futuros SUV, compacto e Pão de Forma elétricos que a marca está a desenvolver.

A VW StreetMate é apresentada como uma scooter elétrica que tem uma autonomia de 75km. Tendo em conta estas características, ela poderá ser uma solução para quem se desloca dos subúrbios para as cidades. Mas, com algumas alterações específicas ao conceito apresentado, pode também configurar-se como solução limpa para efetuar entregas (de comida, por exemplo). Já a VW CitySkater é uma trotinete que tem autonomia de 15km. Ela pode ser transportada em meios de transporte públicos, como o metropolitano, mas igualmente num compartimento específico dentro dos veículos, facilitando a vida aos que querem evitar os sempre congestionados trajetos com o automóvel mesmo até ao centro das metrópoles.