Poucas horas depois da Volkswagen ter anunciado a decisão de retirada de todas as competições automóveis, Jost Capito, personalidade que durante os últimos três anos liderou a divisão de performance ‘Volkswagen R’, acaba de anunciar a sua saída.
Embora não tendo ainda divulgado as razões desta saída, rumores apontam para que Capito, um profissional que leva já mais de três décadas de ligação à indústria automóvel, se tenha desentendido com o novo Chairman da Volkswagen, Ralf Brandstätter, na sequência da decisão da marca de se retirar por completo do desporto automóvel.
Recorde-se que, na altura do anúncio, a Volkswagen explicou que, abandonava o desporto, para assim poder investir toda essa verba no desenvolvimento e lançamento de uma extensa gama de veículos ID 100% elétricos.
Importa também recordar que esta é segunda vez, em apenas cinco anos, que Jost Capito decide deixar a Volkswagen. Sendo que, desta feita, a Volkswagen assumiu, já e declarações à britânica Autocar, que o anúncio com o nome do possível sucessor de Capito, “ainda vai demorar”.
Ainda sobre Jost Capito, assumiu os comandos da divisão de competição da Volkswagen em 2012, já depois de ter passado pelo departamento de competição da Porsche, onde entrou em 1989; liderado a escuderia Sauber Fórmula 1, desde 1996; e chefiado a divisão de competição RS da Ford, desde 2001. Sendo que, já na marca de Wolfsburgo, acabou ajudando a Volkswagen a vencer o Mundial de Ralis de 2013, 2014 e 2015.
LEIA TAMBÉM
ID.1 e ID.2 a caminho. Volkswagen prepara elétricos mais pequenos e baratos
No entanto, em 2016, Jost decidiu aceitar um convite da McLaren, que, devido ao período turbulento em que a marca britânica vivia, acabou durando pouco mais de um ano. Em 2017, a Volkswagen voltava a apostar em si, agora, para liderar a divisão R, até aí nas mãos de Ulrich Riestenpatt Richter.
Já no cargo, Jost Capito supervisionou o lançamento de várias versões R de modelos Volkswagen, incluindo o último Golf R, chegando a mesmo a falar-se na possibilidade da marca vir a contar com toda uma gama de versões R… elétricas.
Contudo, ainda em 2019, com a decisão da marca de retirar-se do Mundial de Carros de Turismo, onde corria com o Golf R, e, mais recentemente, com o fim do projecto ID R, algo já decretado pelo novo Chairman Ralf Brandstätter, o espaço de acção de Capito tem vindo a estreitar-se… acabando por levar à decisão agora anunciada.