Quando, pela primeira vez, a Volkswagen lançou uma versão mais desportiva, denominada GTX, na sua família de veículos elétricos ninguém poderia adivinhar que aquela designação também acabaria por se estender às laterais do ID.Buzz. Na verdade, foi mesmo isso que a marca alemã fez. O seu monovolume ou MPV elétrico é o quarto modelo da gama elétrica a receber uma variante GTX, seguindo-se aos SUV ID.4 e ID.5 e à berlina / carrinha ID.7.
A nova designação vem acompanhada com um significativo aumento da potência, que se deve à introdução de um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, que complementa o original montado no traseiro, permitindo disponibilizar o sistema de tração integral 4Motion.
Para se distinguir do ID.Buzz de tração traseira, o ID.Buzz GTX recebeu algumas alterações estéticas para transmitir uma imagem de maior exclusividade, destacando-se a grelha inferior com entrada de ar em formato de favo de abelha, as luzes LED IQ.Light, dísticos GTX, apontamentos em preto na carroçaria, jantes de liga leve de 21”, vidros traseiros escurecidos.