Volkswagen ID.Buzz GTX 6 Lug. “Pão de Forma” em versão GTI

Se para as versões desportivas a combustão estava reservada a sigla GTI para os elétricos foi escolhida a designação GTX. A gama ID.Buzz também foi contemplada com uma variante de prestações mais elevadas, equipada com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 340 cv, gerida pelo sistema 4Motion.

Se para as versões desportivas a combustão estava reservada a sigla GTI para os elétricos foi escolhida a designação GTX. A gama ID.Buzz também foi contemplada com uma variante de prestações mais elevadas, equipada com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência de 340 cv, gerida pelo sistema 4Motion.

Quando, pela primeira vez, a Volkswagen lançou uma versão mais desportiva, denominada GTX, na sua família de veículos elétricos ninguém poderia adivinhar que aquela designação também acabaria por se estender às laterais do ID.Buzz. Na verdade, foi mesmo isso que a marca alemã fez. O seu monovolume ou MPV elétrico é o quarto modelo da gama elétrica a receber uma variante GTX, seguindo-se aos SUV ID.4 e ID.5 e à berlina / carrinha ID.7.

A nova designação vem acompanhada com um significativo aumento da potência, que se deve à introdução de um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, que complementa o original montado no traseiro, permitindo disponibilizar o sistema de tração integral 4Motion.

Para se distinguir do ID.Buzz de tração traseira, o ID.Buzz GTX recebeu algumas alterações estéticas para transmitir uma imagem de maior exclusividade, destacando-se a grelha inferior com entrada de ar em formato de favo de abelha, as luzes LED IQ.Light, dísticos GTX, apontamentos em preto na carroçaria, jantes de liga leve de 21”, vidros traseiros escurecidos.

A pintura da carroçaria em vermelho cereja também é específica desta variante, enquanto a decoração bi-color em cinza presente na unidade ensaiada é um dos opcionais. À semelhança da restante gama ID.Buzz, as dimensões dos pneus dianteiros e traseiros são diferentes: 235/45 R21 e 265/40 R21, respetivamente.

Seis verdadeiros lugares

O ID.Buzz GTX está disponível em duas distâncias entre-eixos (2,99 metros e 3,24 metros) e dois comprimentos de carroçaria (4,71 metros e 4,96 metros). Em ambos os casos, a largura de 1,99 metros e a altura de 1,93 metros, é idêntica. A unidade ensaiada é a curta que passou a estar disponível de série com seis lugares, numa configuração 2+2+2.

O acesso ao compartimento dos passageiros é assegurado por duas portas laterais comandadas eletricamente, quer através de botões junto às mesmas, quer a partir da consola central.

O interior é agradável e os assentos nas três filas oferecem um espaço mais do que um suficiente para a maioria dos passageiros. Todos os bancos são individuais, com estofos escuros em tecido, pespontos em vermelho, e decoração especial GTX. Os assentos da terceira fila são removíveis, permitindo aumentar a capacidade da bagageira dos 306 litros para os 1121 litros. O portão basculante possui comando elétrico.

Os bancos aquecidos à frente e atrás são opção, assim como o Pacote Comfort Plus, que compreende uma prateleira multiflexível na bagageira com duas caixas desdobráveis e a rede de retenção para bagagem.

Design minimalista

Fiel às origens, o ID.Buzz GTX senta o condutor com as pernas muito fletidas perante um volante demasiado horizontal. A posição não é desconfortável; apenas diferente. O GTX oferece mordomias como a regulação elétrica dos assentos dianteiros, volante multifunções premium, aquecido, com logotipo GTX a vermelho na parte inferior.

O painel de bordo tem revestimento em preto e os materiais utilizados são agradáveis à vista, embora alguns plásticos já mais afastados do olhar seja duros.

A instrumentação segue a lógica dos modelos da Volkswagen construídos sobre a plataforma MEB, com um pequeno quadro de instrumentos localizado atrás do volante, secundado por um ecrã tátil de 12,9”, que concentra quase todas as funcionalidades, designadamente os comandos do ar condicionado trizona, localizados numa barra inferior, obrigando o condutor a retirar os olhos da estrada para aceder ao mesmo. Para regular a temperatura e o som, a Volkswagen introduziu comandos retroiluminados.

No ecrã tátil central corre o sistema de informação e comunicação Ready 2 Discover, que oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. A câmara traseira com linhas dinâmicas é um opcional que integra o Pack Assistência à Condução Plus, que também inclui a função de memória para o Park Assist Plus, o Travel Assist (regulador de velocidade de cruzeiro adaptativo), o assistente de emergência e o assistente de ângulo morto.

ID.Buzz mais potente de sempre

A versão de prestações mais elevadas do ID.Buzz recebe dois motores elétricos, que permitem desenvolver uma potência combinada de 340 cv e um binário de 560 Nm. No eixo traseiro encontra-se um motor elétrico com 286 cv (210 kW) e à frente encontra-se um outro com 109 cv (80 kW). O sistema de tração integral 4Motion distribui a potência pelas quatro rodas, ligando-se e desligando-se em função das necessidades e da aderência ao piso.

Esta linha motriz permite ao ID.Buzz GTX acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos, e alcançar uma velocidade de ponta de 160 km/h. Contudo, em termos dinâmicos, o ID.Buzz GTX não parece ser tão rápido como anuncia a ficha técnica e não se sente tanto a aceleração pura como noutros elétricos, o que se deve em larga medida ao seu peso elevado de quase 2,8 toneladas. A suspensão, por seu lado, revelou-se excessivamente dura, penalizando o conforto dos ocupantes, sobretudo dos lugares traseiros.

Em função das necessidades, o utilizador tem ao seu dispor cinco modos de condução - Eco, Comfort, Sport, Traction, Individual - ativados, mais uma vez, através do ecrã central. Para apoiar a condução, o ID.Buzz conta com vários sistemas de assistência. A dotação de série compreende Front Assist com deteção de peões e ciclistas, assistente de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, monitorização avançada de cansaço e atenção do condutor.

Bateria com capacidade útil de 79 kWh

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria com capacidade líquida de 79 kWh e bruta de 84 kWh, que anuncia uma autonomia combinada em ciclo WLTP de até 404 km, valor longe dos 315 km registados durante o ensaio. O consumo de energia indicado pelo computador de bordo foi de 19,0 kWh/100 km.

Para aquela eficiência contribui o excelente sistema de regeneração da energia da travagem, que está bastante acima de muitos concorrentes. Em termos de custo de energia, um carregamento na rede pública implica um gasto de 9,52 euros por cada cem quilómetros a um preço médio de 0,501€ ou de 3,86 euros em carregamento doméstico a um preço médio de 0,203€, segundo dados da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

Para recuperar a capacidade da bateria, o ID.Buzz GTX conta com um carregador de bordo de 11 KW, que permite uma carga total em 8h30m em corrente alterna, sendo também possível carregar em corrente contínua dos 10% aos 80% em cerca de 26 minutos num ponto com potência de 185 kW.

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público a partir de 82 466 euros, incluindo já opcionais como a pintura especial Prateado Mono metalizado / Vermelho Cereja, o ID.Buzz GTX é indiscutivelmente um dos MPV elétricos mais potentes e rápidos do mercado, com uma capacidade de aceleração impressionante.
A dotação de série é bastante completa, não faltando um teto panorâmico, embora alguns equipamentos como a bomba de calor, os bancos aquecidos ou o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro integrem a lista de opcionais. Por outro lado, a elevada altura do capot relativamente ao eixo dianteiro fazem com que pague sempre Classe 2 nas autoestradas, penalizando a sua utilização neste tipo de via. A imagem continua a ser um dos pontos fortes da versão moderna e elétrica do “Pão de Forma”, continuando a não deixar ninguém indiferente à sua passagem

FICHA TÉCNICA

Volkswagen ID.Buzz GTX 4Motion 84 kWh 340 cv - 6 Lugares

PREÇO  82 466€

MOTOR Elétrico (2)

POTÊNCIA 250 kW (340 CV)

BINÁRIO 560 NM

TRANSMISSÃO Integral; Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,71/1,99/1,93 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,99 M

PESO 2781 KG

MALA 306 - 1121 L

ACEL 0 - 100 KM 6,5 S

VEL. MAX 160 KM/H

CONSUMO WLTP 21,4 (19,0*) kW/100 km

EMISSÕES 0 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 79,0 KWH (útil)

AUTONOMIA 404 KM (315 km*)

TEMPO DE CARGA 8H30M (11 KW) 26M - 20% A 80% (185 KW) 

IUC 0 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Imagem
Espaço
Sistema regeneração

Preço
Classe 2 
Suspensão rija