Volkswagen ID.1 vai ser fabricado em Portugal

O pequeno compacto elétrico da Volkswagen, ID.1, vai ser produzido em Palmela, a partir de 2027. Na corrida estavam outras duas unidades do grupo alemão na Polónia e República Checa. Custos de produção e proximidade do fabricante de células de bateria poderão ter estado na decisão da Volkswagen.

A fábrica da Volkswagen Autoeuropa assegurou a produção do pequeno elétrico ID.1 a partir de 2027. “O carro vai ser construído na nossa fábrica de Palmela, em Portugal”, afirmou o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, aos jornalistas em Wolfsburgo.

A explicação para não ser produzido na Alemanha é simples: é demasiado caro. Como o ID.1 terá um preço de entrada de aproximadamente 20 mil euros, o fabricante decidiu ser muito cuidadoso com os custos. Por esse mesmo motivo, o ID.2all, que deve ser lançado em 2026 com preço de 25 mil euros, será fabricado em Espanha.

Na corrida à produção do Volkswagen ID.1 estavam as fábricas da Volkswagen de Palmela (Portugal) e Poznan (Polónia), assim como a de Mladá Boleslav da Skoda na República Checa.

Os quatro modelos elétricos de 25 mil euros da Volkswagen (compacto e SUV), Cupra (compacto) e Skoda (SUV) sairão das linhas de montagem de Martorell e Pamplona, ambas localizadas em Espanha.

Vantagens competitivas da Autoeuropa

As células das baterias serão produzidas por uma subsidiária da Volkswagen, a PowerCo em Sagunt, perto de Valência. Segundo a publicação alemã Der Spielel, este terá sido um dos motivos que levou a Volkswagen a escolher a Autoeuropa para fazer o ID.1.

Nesta altura não existem planos para se produzir uma versão do ID.1 para a Cupra ou para a Skoda por uma questão de custos. Algumas notícias davam conta que o Volkswagen Group perdia cerca de 10 mil euros por cada e-Up! produzido.

Algumas notícias sugerem que a margem de lucro da Volkswagen por cada ID.1 será de apenas algumas centenas de euros. Isso levou a administração da Skoda a não avançar com a sua versão do ID.1.

Contudo, o diretor técnico da Volkswagen, Kai Grünitz, afirmou aos britânicos da Autocar que nada ainda era definitivo. “Penso que 2027 é a altura certa para o ID.1 e se o mercado crescer, poderemos decidir facilmente produzir modelos da Cupra ou da Skoda, mas agora ainda não”.