Publicidade

Volkswagen ID Vizzion mostra o caminho para o futuro

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Março, 2018

O quarto protótipo da família ID faz muito mais do que anunciar uma berlina elétrica, já que ele antevê novas capacidades oferecidas pela condução autónoma,a inteligência artificial e novos softwares e componentes. O novo Volkswagen ID Vizzion ocupa lugar central no espaço da marca para o Salão de Genebra.

A VW continua a acelerar rumo ao ano de 2020, quando vai dar início à sua ofensiva no campo da mobilidade elétrica. Mas agora, com o Volkswagen ID Vizzion, vai ainda mais longe, antevendo o futuro do mundo automóvel para 2025 e 2030. Com vista a essas metas, este quarto concept da gama ID contempla já o nível mais elevado da condução autónoma e recorre à inteligência artificial para transformar os seus veículos  num assistente pessoal preocupado em ir de encontro às preferências dos ocupantes e lhes proporcionar um bem estar físico e emocional superior.

Para tal o modelo foi desenvolvido com base em quatro pilares. O primeiro é a segurança, obtida com recurso à condução autónoma, novos controlos gestuais e vocais mais evoluídos e tecnologias de segurança baseadas em componentes como os grupos óticos. Junta-se, de seguida, a liberdade, que é concedida pelas novas formas de ocupação do tempo pois deixa de ser preciso estar aos comandos da viatura para a controlar durante os trajetos. Segue-se a simplicidade, graças a uma operacionalidade intuitiva, utilização da inteligência artificial para a personalização e a transformação do automóvel num assistente digital. O quarto e último pilar é fazer do carro uma segunda casa, passando a ser um lounge sobre rodas com todo o conforto e com soluções como o escurecimento dos vidros em 200 milissegundos, sistema de cancelamento do ruído e monitorização da saúde e bem estar dos passageiros.

 

Motorização, mecânica e materiais amigos do ambiente

O Volkswagen ID Vizzion apresenta um comprimento de 5,16m em que os eixos estão distanciados por 3,10 metros, enquanto a largura anunciada é de 1,94 metros e a altura fica nos 1,50 metros. A marca refere, no entanto, que modelo consegue, no entanto, ter “um habitáculo mais amplo do que qualquer berlina similar”, um ambicioso objetivo pois estamos a falar de um comprimento equiparado aos compatriotas Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S. Mas para tal existem “truques” como a ausência do Pilar B, que facilita o acesso pelas portas de abertura em sentido oposto. Assim será mais fácil acomodar-se no interior deste modelo com carroçaria em tons Baladi Orange, jantes de 24” e bagageira com 565L de capacidade.

Mas o principal motivo para os amplos espaços está na plataforma MEB, com as baterias de 111kWh colocadas sob o piso do veículo. Este generoso pack de células de iões de lítio permite conduzir ininterruptamente por 665km, algo bastante assinalável para um modelo que recorre a dois motores elétricos (um por eixo) para oferecer uma potência de 306cv. Para o carregamento passa a ser possível, além da ligação por cabos, utilizar a tecnologia da carga wireless por indução.

Mas a preocupação ecológica deste grande berlina vai mais além da simples utilização da MEB para veículos elétricos. Ela estende-se à escolha dos materiais para o habitáculo, onde surgem peles de origem vegetal e ainda madeiras obtidas de forma sustentável. Mas este espaço interior é também um compêndio de tecnologias futuristas destinadas ao bem estar, onde se destaca a utilização de um líquido eletroquímico nos vidros para o seu rápido escurecimento. Outra solução para potenciar o conforto é um sistema áudio criado para contrariar os ruídos do exterior.

 

Um concept futurista

Um dos objetivos do Volkswagen ID Vizzion é anunciar as tecnologias que podem vir a surgir futuramente nos modelos da marca. Ele é mesmo considerado como um “salto quântico” até 2030 pela introdução do Nível 5 da condução autónoma, a derradeira dimensão desta tecnologia que vai colocar o controlo das viagens totalmente sobre a cargo do próprio automóvel. Pensando já nesse mundo, o modelo recorre à inteligência artificial para potenciar o bem-estar a bordo, através do conhecimento das preferências e hábitos dos passageiros. Assim, a atmosfera e sistemas são adaptados de acordo com os ocupantes, cumprindo-se o designio de transformar o automóvel num assistente digital.

A marca alemã contempla três sistemas de base. O primeiro é designado Relax, e vai intervir ao nível da iluminação e escolha de música para maior conforto em viagens onde as pessoas no seu interior desejem apenas descansar. Para quem deseje trabalhar ou cumprir outras tarefas a bordo, existe o Active, em que são explorados de forma mais evidente os comandos vocais e gestuais. O último modo, Family, pensado para a vida familiar, contempla a utilização de óculos 3D para aceder a aplicações que ajudam no ensino dos mais novos e outras atividades.

 

A segurança é, como acima referido, um dos elementos fulcrais deste protótipo, e para isso a marca não se limitou a explorar as potencialidades da condução autónoma e suas capacidades de ligação a outros automóveis e infraestruturas. Recorre também no Volkswagen ID Vizzion a soluções com base em componentes como os grupos óticos. Na dianteira existe agora um sistema batizado HD Matrix, que projeta informações e outros símbolos (como passadeiras luminosas para peões) de forma a tornar mais segura a interação com outros intervenientes na realidade do trânsito. Esta tecnologia recorda, por exemplo, o Maybach Digital Light que a marca do grupo Daimler está a colocar agora em modelos de produção. Nas luzes traseiras o destaque vai para o visual alcançado com um painel OLED a toda a largura, que permite até dar um ar mais iluminado ao símbolo  que surge no Volkswagen ID Vizzion.