A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou as novas gerações da Transporter e Caravelle, que serão propostas em dois comprimentos de carroçaria e com motorizações de combustão e elétricas e eHybrid.
A Volkswagen Veículos Comerciais revelou a nova geração da Transporter e da versão de passageiros Caravelle no IAA Transportation 2024, em Hannover. Os novos modelos foram desenvolvidos em parceria com a Ford e vão ser fabricados na fábrica da Ford Otosan, na Turquia, juntamente com a Ford Transit Custom.
A nova geração da Transporter herdou o design icónico das suas anteriores, apresentando linhas limpas e marcantes. A secção frontal permite ao novo modelo ser imediatamente identificável como um membro da gama da Volkswagen Veículos Comerciais. As luzes dianteiras em LED integram a dotação de série e são os elementos que definem as linhas bastante aerodinâmicas dos veículos comerciais desta dimensão. Os grupos óticos traseiros também são de série.
Em termos de dimensões exteriores, a versão curta da nova Transporter cresceu 14,6 centímetros relativamente à antecessora para 5,05 metros, enquanto a distância entre-eixos também aumentou 9,7 centímetros para 3,10 metros.
A variante longa, por sua vez, tem mais 40 centímetros de distância entre-os-eixos, permitindo aumentar o comprimento total para 5,45 metros. A largura exterior é de 2,03 metros, ou seja, tem mais 12,8 centímetros.
Como consequência, a nova Transporter oferece mais espaço do que a sua antecessora, mais carga útil, maior capacidade de reboque e maior eficiência. Além disso, os sistemas de assistência de última geração garantem uma maior segurança.
Gama de modelos alargada
A gama de modelos da Transporter e da Caravelle é bastante completa. A Transporter está como furgão e com várias divisões e configurações de assentos, duas distâncias entre eixos e duas alturas de teto.
O volume de carga do furgão com distância entre eixos e teto normal aumentou mais de 10%, chegando a 5,8 m³. Com a longa distância entre eixos e teto alto, o volume de carga do furgão passou a ser de 9,0 m³, cujo compartimento de carga está preparado para acomodar três europaletes.
A carga útil máxima também aumentou, podendo chegar a 1,33 toneladas (mais 0,13 toneladas). A Volkswagen também aumentou o peso máximo do reboque, que agora pode ser de até 2,8 toneladas, dependendo do sistema de motorização e do modelo (anteriormente 2,5 toneladas).
Único no segmento e uma variante característica da gama é a versão de caixa aberta e cabina dupla. Icónico: o Transporter e o Caravelle também estão disponíveis na versão todo-o-terreno PanAmericana.
Caravelle
Para o transporte de passageiros, a marca alemã propõe o Kombi e o mais exclusivo Caravelle (shuttle, táxi de grande capacidade, furgão Volkswagen para famílias) que também são propostos em duas distâncias entre eixos.
A Caravelle será disponibilizada numa versão de entrada, como Life, com uma especificação de equipamento intermédia, ou como a versão topo de gama Style.
A versão de entrada oferece um banco de três lugares removível na terceira fila, proporcionando um total de nove assentos. Comparado com as versões do Transporter, o Caravelle apresenta tecidos de bancos personalizados, airbags laterais e de cortina e um sistema de áudio com dez altifalantes.
O nível de equipamento intermédio, Life, acrescenta funcionalidades como para-choques e puxadores de porta pintados na cor do veículo, capas dos espelhos exteriores em preto brilhante, sistema de ar condicionado, apoios de braços para o banco do condutor, banco do passageiro dianteiro ajustável em altura com ajuste lombar e apoios de braços a combinar com o banco do condutor, acabamentos decorativos exclusivos, quatro portas USB.
Style é topo de gama
O topo de gama Caravelle Style destaca-se pelo seu design exterior, com uma faixa frontal contrastante escura, que inclui uma tira de cromado integrada. Esta linha elegante estende-se até aos faróis IQ.LIGHT LED com função de matriz, que fazem parte do equipamento de série do Caravelle Style.
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A dotação de série desta versão compreende ainda o sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access, espelhos exteriores rebatíveis eletricamente, assentos em pele sintética de dois tons, acabamentos distintos no interior, volante multifunções em pele, uma grande consola central com suportes para copos, ar condicionado automático de três zonas com painel de controlo adicional para a parte traseira (no teto) e cortinas de sol na segunda fila de bancos.
A Caravelle pode ser opcionalmente equipada com detalhes como um grande teto panorâmico, transformando-a numa espécie de Samba do Século XXI, e com um sistema de som Harman Kardon com 14 altifalantes.
Diesel, eHybrid ou elétrica
O painel de bordo da Transporter e da Caravelle combina o mundo digital de ecrãs e comandos físicos com botões robustos, garantindo um acesso fácil e seguro às principais funções em qualquer situação.
O interior possui várias entradas USB-A, USB-C e de 12 V, bem como uma tomada de 230 V no assento do condutor, permitindo carregar ferramentas e dispositivos de todos os tipos.
Os modelos híbridos plug-in e elétricos podem ser equipados com duas tomadas adicionais de 230 V no compartimento de carga; a potência total é de 2,3 kW. Os mais recentes sistemas de assistência e iluminação proporcionam um aumento tangível em segurança e conforto.
Em termos de propulsão estarão disponíveis sete opções na altura do lançamento no mercado. Pela primeira, a oferta abrange três motores turbodiesel de 2,0 litros, com níveis de potência de 110 cv, 150 cv e 170 cv, um híbrido plug-in (eHybrid), com 232 cv, e três motorizações elétricas com 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv), alimentadas por uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 64 kWh.
Panamericana
A nova geração da Transporter e da Caravelle vai estar disponível com um nível de equipamento Panamericana, que se carateriza por um design mais robusto e detalhes exclusivos.
Estas versões mais equipadas poderão ser propostas com sistema de tracção integral, que estão vocacionadas para acessos a obras ou aplicações profissionais em fora de estrada.